26 November 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte retomou a revitalização de nove praças nas regionais Pampulha, Norte, Oeste, Barreiro e Noroeste. Divididas em lotes para otimizar a logística e execução simultânea, as obras fazem parte de um contrato que prevê investimentos de R$ 6,18 milhões em praças e parques da cidade.
Os serviços são executados pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smobi) e pela Subsecretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Suzurb). São melhorias estruturais, paisagísticas e de acessibilidade. As intervenções estavam paralisadas após o cancelamento do contrato com a antiga empresa responsável, que não executou o trabalho. A PBH fez então nova licitação para garantir a retomada das obras.
Entre as principais intervenções estão troca de pisos, revitalização de áreas gramadas, instalação de novos mobiliários urbanos, reforma de quadras, criação de playgrounds com piso emborrachado, implantação de áreas de convivência e obras para garantir a acessibilidade.
Estão sendo contempladas as praças dos Compositores (do Coreto), Manoel Souza Barros e Santo Antônio (Pampulha); Francisco Barreto (Norte), Dom Bosco e da Rua José Rodrigues Pereira (Oeste), L Três (Barreiro), Adalmo Passos Lopes e o campinho da Rua Aline (Noroeste).
O subsecretário de Zeladoria Urbana, Maurício Brandão, destaca o compromisso da PBH com a qualidade dos espaços públicos. “Retomamos as obras com responsabilidade e transparência, garantindo que as praças voltem a ser locais de convivência segura e bem-estar para os moradores”.
