20 July 2023 -
A Prefeitura de Belo Horizonte promove a partir desta sexta-feira (21) mais uma edição do “Julho Pretas”, evento que marca a celebração do Dia Internacional das Mulheres Negras, Latinas Americanas e Caribenhas, Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra e Dia Municipal da Mulher Negra Dona Valdete da Silva Cordeiro. Neste ano, a programação contará com a exibição de uma seleção especial de curtas-metragens que abordam as questões enfrentadas pelas mulheres negras.
As produções audiovisuais têm como enredo incentivar a discussão sobre a vulnerabilidade social às quais as mulheres negras são submetidas em função da discriminação racial. A intenção é criar um espaço de diálogo e conscientização, além de incentivar a construção de políticas públicas efetivas para enfrentar esses desafios.
As ações do Julho Pretas serão voltadas para servidores das diversas áreas da Prefeitura de Belo Horizonte, membros dos Conselhos Municipais de Direitos e Sociedade Civil na perspectiva de promover e dar visibilidade à temática. A intenção é mostrar a importância da data para a reflexão sobre as distorções e violações que as mulheres negras vêm sofrendo ao longo da história. As inscrições podem ser feitas na página do Julho Pretas.
O “Julho Pretas” se destaca como uma oportunidade de fortalecer a voz e a presença da mulher negra na sociedade, trazendo à tona as experiências, lutas e conquistas. Através dos curtas-metragens, os participantes terão a chance de se informar, se emocionar e se inspirar com histórias reais e representativas. É um convite para toda a comunidade belo-horizontina se unir nessa jornada de reflexão e reconhecimento da mulher negra.
Posse Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial
Nesta terça-feira (25), ocorrerá a posse dos integrantes do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) para o biênio 2023-2025. A solenidade será realizada a partir das 15h no Auditório 1, na sede da Prefeitura de Belo Horizonte (Avenida Afonso Pena, 1.212).
O conselho é composto por representantes do governo municipal e da sociedade civil que contribuem e configuram o controle social das políticas públicas, para a definição dos planos de ação da cidade, através de reuniões plenárias periódicas e discussões extraordinárias quando necessário.
Atualmente o COMPIR, junto à Diretoria de Promoção da Igualdade Racial, atua na construção de uma política articulada que atenda a todos os grupos étnicos que compõem a cidade, tais como indígenas, ciganos, povos de tradição e kilombu.