Pular para o conteúdo principal

Prefeitura empossa nova gestão do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial
Foto: Adão de Souza

Prefeitura empossa nova gestão do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial

criado em - atualizado em

Os representantes da 7ª gestão do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Belo Horizonte (Compir) tomaram posse nessa terça-feira (18). Foram empossados 56 conselheiros e conselheiras, sendo 28 titulares e 28 suplentes, representantes do executivo municipal e da sociedade civil para o biênio 2025-2027.

O diretor de Políticas de Reparação e Promoção da Igualdade Racial, Gabriel Souza, ressaltou a importância do Conselho para a construção de uma cidade e de uma sociedade anti-racista. "Belo Horizonte vai ser a capital mais antirracista do Brasil e o Conselho de Promoção da Igualdade Racial é o guardião das políticas públicas para que isso vire realidade. Os conselheiros têm o dever ético de garantir que a política pública seguirá firme, pois nosso objetivo é reduzir as desigualdades em Belo Horizonte", disse.

O secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, André Reis, deu posse aos conselheiros e destacou os avanços nas políticas de reparação. "Convido o Conselho a fazer um debate profundo sobre políticas públicas, com foco nas questões antirracistas. Precisamos dessa diversidade na concepção de nossas políticas, elaborada com a participação de todos", afirmou o secretário.

Participação Social

O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) é o órgão estimulador da participação da sociedade civil na definição da Política Municipal de Promoção Igualdade Racial em Belo Horizonte. A finalidade é colaborar no desenvolvimento de políticas de promoção da igualdade racial, com ênfase na população negra e em outros segmentos étnicos, com o objetivo de combater o racismo, o preconceito, a discriminação, a xenofobia e de reduzir as desigualdades raciais nos campos econômico, social, político e cultural.

O COMPIR e a Diretoria de Reparação e Promoção da Igualdade Racial vêm trabalhando na construção de uma política articulada que atenda a todos os grupos étnicos que compõem a cidade, como indígenas, ciganos, povos tradicionais.