Pular para o conteúdo principal

PBH promove Dia D de vacinação contra a gripe com aplicações nas nove regionais
Divulgação/PBH

PBH promove Dia D de vacinação contra a gripe com aplicações nas nove regionais

criado em - atualizado em

Neste sábado (10), a Prefeitura de Belo Horizonte realiza o Dia D de vacinação contra a gripe, com a abertura de todos os 153 centros de saúde da cidade, do Serviço de Atenção à Saúde do Viajante e pontos extras, inclusive no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro. A imunização em todos esses locais ocorrerá das 8h às 17h e as doses estarão disponíveis para qualquer pessoa, a partir de 6 meses de idade e que ainda não tenha se vacinado neste ano. Os endereços podem ser consultados on-line

A expectativa desse dia de mobilização é garantir a redução do agravamento de casos, internações e óbitos pela infecção do vírus influenza, principalmente no período de aumento de registro de doenças respiratórias na cidade. As doses são trivalentes, ou seja, protegem contra influenza A (H1N1 e H3N2) e influenza B. No momento da vacinação é necessário que as pessoas apresentem o documento de identificação com foto, CPF, e o cartão de vacina. 

Até o momento, já foram aplicadas mais de 304 mil doses de vacina. Desse total, cerca de 198 mil foram administradas nos grupos definidos pelo Ministério da Saúde para cálculo de cobertura vacinal, que são as crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias (12,3%), idosos com 60 anos ou mais (35,5%) e gestantes (20%). Em 40 dias de campanha, o município alcançou 29,7% de cobertura. A meta é 90%. 

A subsecretária de Promoção e Vigilância à Saúde, Thaysa Drummond, faz um alerta sobre a importância da ação. “O Dia D é um momento em que reunimos todos os nossos esforços para proteger a nossa população contra a gripe. Serão mais de 150 pontos de vacinação abertos no sábado para facilitar o acesso e ampliar a nossa cobertura vacinal. Não deixe de se imunizar. Você se protege e contribui para a proteção de outras pessoas. A vacina é segura e salva vidas”, disse. 

Durante a programação do Parque Municipal, a Secretaria Municipal de Saúde ofertará, para adultos e idosos, aulas de Lian Gong, que é uma prática chinesa para prevenir e tratar dores no corpo. Para alcançar um maior número de pessoas, diversas pastas da Prefeitura também vão promover ações. A Secretaria de Relações Institucionais vai realizar uma edição especial do Movimento BH Mais Feliz em celebração ao Dia das Mães com várias atividades. Haverá oficinas para confecção de flores e cartões postais, tendas de relaxamento e massoterapia e um cantinho especial para o descanso delas enquanto as crianças se divertem.  A programação ainda terá uma apresentação do Coral da Escola Municipal Professora Maria Mazarello, além de muito samba e chorinho no palco principal. 

Já a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Relações Internacionais preparou uma Feira de Economia Solidária com produtos produzidos exclusivamente por mães. Ainda como parte da programação das atividades do Parque Municipal, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer ofertará uma Rua de Lazer, com a distribuição de tatuagens infantis, a disponibilização de brinquedos infláveis, camas elásticas e totó, além de oficinas de bolhas de sabão e de escultura de balões e air game. 

Também será um momento de conscientização. Equipes da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos levarão informações sobre a proteção de crianças e adolescentes e o combate ao abuso e à exploração sexual desse público. A ação faz parte do Maio Laranja, mês alusivo ao enfrentamento desse fenômeno em todo o país. 

O Zé Gotinha e os mascotes dos principais times mineiros também estarão no local para auxiliar nas ações de sensibilização. 

Atendimento à imprensa

Neste sábado (10), o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias; a subsecretária de Promoção e Vigilância à Saúde, Thaysa Drummond; e o subsecretário de Vigilância em Saúde do Estado, Eduardo Prosdocimi; estarão à disposição da imprensa na parte da manhã, a partir das 10h, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, próximo ao Teatro Francisco Nunes.