Pular para o conteúdo principal

Em encontro com ministro, Damião debate mais recursos para a área da saúde
Adão de Souza/PBH

Em encontro com ministro, Damião debate mais recursos para a área da saúde

criado em - atualizado em

O prefeito Álvaro Damião se reuniu neste sábado (12) com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em Belo Horizonte, em evento promovido pela Frente Mineira de Prefeitos (FMP), pela Associação Mineira dos Municípios (AMM) e pela Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel).

Durante o encontro, que contou com a presença de vários prefeitos mineiros, Damião destacou a necessidade de um incremento no investimento em saúde por parte do Governo Federal, uma vez que parte significativa dos atendimentos realizados em Belo Horizonte corresponde a pacientes vindos de outras cidades.

“Os problemas de Belo Horizonte são semelhantes aos de Santa Luzia, Ribeirão das Neves, Lagoa Santa. Boa parte dos prefeitos mineiros sabem que precisam recorrer à capital do Estado, quando o cidadão tem um problema de saúde muito grave. E o nosso atendimento tem que ser o mesmo para toda a população, só que o gargalo é muito grande”, disse.

Álvaro Damião ressaltou que Belo Horizonte prioriza os investimentos na área da saúde. “O que investimos em saúde atualmente em Belo Horizonte representa quase um terço do que a Prefeitura arrecada”.

Ainda de acordo com o prefeito Álvaro Damião, Belo Horizonte e outros municípios da Região Metropolitana precisam da ajuda do Ministério da Saúde para resolver o déficit nos gastos com a saúde.

“Belo Horizonte hoje tem um déficit de R$ 43 milhões por mês. E o município precisa cobrir esses gastos para continuar mantendo o atendimento na capital. Mas precisamos do Ministério da Saúde para tentar minimizar esse déficit, porque o impacto nas contas públicas é muito grande”, enfatizou.

Hospital

Ainda de acordo com o prefeito, o novo hospital que será construído na região da Gameleira, em parceria com o Governo do Estado, vai beneficiar a população não só de Belo Horizonte, mas de toda a Região Metropolitana. “Ontem nós aprovamos uma lei na Câmara de Vereadores liberando o terreno na Gameleira, onde será construído um dos maiores e mais modernos hospitais públicos do Brasil, com atendimento voltado para pacientes do SUS”, destacou.