31 October 2025 -
Em novembro, mês de conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, profissionais de saúde dos equipamentos municipais vão intensificar as abordagens aos homens que passam pela rede SUS-BH sobre a importância de vencer o preconceito e adotar os devidos cuidados, de forma contínua. A Prefeitura de Belo Horizonte oferece assistência integral. Para ter acesso, o usuário deve procurar o centro de saúde de referência para fazer uma avaliação clínica.
No estágio inicial, o câncer de próstata – segunda principal causa de morte por câncer entre homens no Brasil – geralmente não apresenta sintomas. Por isso, é preciso procurar os serviços de saúde rotineiramente para garantir a avaliação e orientação. Quando há histórico de câncer de próstata na família, a indicação é a partir dos 45 anos. Do contrário, o exame de rastreio é indicado a partir dos 50.
Somente na rede SUS, 606 homens realizaram tratamentos contra a doença de janeiro a 20 de outubro de 2025. A Secretaria Municipal de Saúde mantém os atendimentos durante todo o ano.
A avaliação clínica nos centros de saúde de referência identificará se há necessidade de algum exame laboratorial e/ou de imagem. Um dos exames utilizados é o Antígeno Prostático Específico (PSA), que é realizado na própria unidade básica de saúde e o resultado é liberado em até 72 horas após a coleta. Até setembro deste ano foram feitas mais de 51,2 mil testagens.
Caso seja necessário um atendimento especializado em urologia ou exames de imagem, como ultrassonografia ou biópsia, é agendada uma consulta, de acordo com a prioridade desse paciente. Somente em 2025, foram ofertadas mais de 17 mil consultas com especialista na capital e realizadas mais de 1,3 mil biópsias de próstata. A espera por esse exame não chega a 30 dias.
“Assim como as mulheres vêm dando exemplo com o cuidado preventivo, nós, homens, também precisamos assumir esse compromisso. O câncer de próstata é uma realidade séria, mas pode ser diagnosticado e tratado com sucesso quando descoberto cedo. Neste Novembro Azul, vamos juntos quebrar tabus e fortalecer a prevenção. A saúde do homem também importa muito”, alerta o secretário de Saúde, Danilo Borges Matias.
