Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Belo Horizonte mantém oferta de teleconsultas
Divulgação/PBH

Prefeitura de Belo Horizonte mantém oferta de teleconsultas

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte oferece, diariamente, cerca de 250 teleconsultas para moradores da capital a partir de dois anos de idade, cadastrados em um dos 153 centros de saúde do município.

 

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e é direcionado a casos clínicos leves, como sintomas respiratórios, suspeita de arboviroses, diarreias e dores de cabeça. 

 

O sistema utilizado para as teleconsultas, desenvolvido em parceria com a Unimed, passou recentemente por atualizações, que tornaram o acesso mais seguro. A plataforma agora exige CPF e senha para login, além da inclusão do CAPTCHA para impedir acessos automatizados.

 

Devido às mudanças, todos os usuários precisam refazer o cadastro na plataforma e conferir atentamente os dados informados, para evitar divergências de informações nos documentos emitidos após o atendimento. O passo a passo para fazer o cadastro deve ser verificado no link:  https://prefeitura.pbh.gov.br/saude/teleconsulta

 

Após o cadastro na plataforma, o usuário deve escolher uma data e horário disponível para a teleconsulta. O acesso à sala virtual pode ser feito até cinco minutos antes do horário agendado. O profissional de saúde aguarda até cinco minutos após o horário marcado, caso necessário. 

 

Para os atendimentos infantis, o agendamento e a consulta devem ser realizados sempre pelo cadastro da criança, lembrando que todo usuário menor de 18 anos deve estar acompanhado de um responsável legal maior de idade.

 

Cadastro

 

As pessoas que residem em Belo Horizonte e que ainda não possuem cadastro em uma unidade básica de saúde devem procurar o centro de saúde de referência, cujos endereços estão disponíveis no portal da Prefeitura. Após essa etapa, o cidadão já pode acessar a plataforma on-line, concluir o registro e utilizar o serviço de teleconsulta. Os endereços dos centros de saúde podem ser verificados aqui.

 

Cabe reforçar que, caso o paciente não possa participar no horário previsto, é importante cancelar o agendamento com antecedência para que a vaga possa ser utilizada por outra pessoa.