31 October 2025 -
Os usuários do Centro de Saúde Itamarati, na Pampulha, terão um novo espaço para atendimento a partir da próxima segunda-feira (3). A nova sede da unidade, reconstruída por meio de Parceria Público Privada (PPP), foi entregue nesta sexta-feira (31) durante evento com a presença do prefeito Álvaro Damião. Trata-se da 57ª entrega do projeto de Qualificação da Atenção Primária à Saúde da capital, que tem como objetivo melhorar a infraestrutura das unidades básicas de saúde e proporcionar mais conforto para os usuários e trabalhadores.
“Estamos trabalhando incansavelmente para poder ajudar quem trabalha nos centros de saúde a cuidar das pessoas que vêm buscar atendimento. Tão importante quanto se preocupar e respeitar a pessoa que frequenta o centro de saúde é ter preocupação com quem está trabalhando pela saúde do próximo. Quando entregamos um equipamento desse, não é só melhoria de qualidade no atendimento para quem vem ao centro de saúde. É para quem trabalha nele também”, afirmou o prefeito.
Localizado na Avenida Tancredo Neves, 4.210, Bairro Paquetá, o novo Centro de Saúde Itamarati vai beneficiar cerca de 15 mil pessoas, residentes dos bairros Itamarati, Conjunto Lagoa, Paquetá, Vila Paquetá, Ouro Preto e Bandeirantes. A nova sede tem 17 consultórios – 11 a mais do que na antiga unidade – e amplo espaço para atendimentos odontológicos. Há, ainda, salas de espera, triagem, coleta e vacinação, além de farmácia e setor de Zoonoses. A estrutura também é totalmente acessível às pessoas com mobilidade reduzida.
Com o início do funcionamento do Centro de Saúde Itamarati em nova estrutura, a Secretaria Municipal de Saúde também conclui a implementação de mais 42 equipes de Saúde da Família (eSF), já que a última contratação pendente era para atuação na nova unidade. Dessa forma, será ampliado o quadro de trabalhadores do equipamento, saindo de duas para três equipes. Os usuários também poderão ser assistidos por clínico de apoio, pediatra, assistente social e profissionais de Saúde Bucal. Há ainda o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), com fonoaudiólogo, farmacêutico, fisioterapeuta, nutricionista e psicólogo.
Mais equipes de Saúde da Família
Esse é o maior incremento em eSF dos últimos dez anos em Belo Horizonte. Entre 2015 e 2024, o número de equipes passou de 588 para 597. Somente neste ano, salta para 639. Cada equipe é formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e Agente Comunitário de Saúde (ACS). Serão mais 168 profissionais trabalhando para garantir mais acesso e assistência à saúde de qualidade para a população do município.
Com a ampliação das equipes, a cobertura da população atendida atinge 92%, uma das mais altas do país. Além disso, os demais usuários não vinculados a uma eSF são atendidos pelas equipes de apoio nos centros de saúde. Sendo assim, 100% da população de Belo Horizonte é coberta pela Atenção Básica à Saúde.
As 42 novas equipes da Estratégia Saúde da Família foram distribuídas em 38 centros de saúde e a escolha das unidades contempladas levou em consideração as regiões mais vulneráveis e com maior número de pessoas atendidas. O custo das equipes é arcado por recursos próprios do município e de financiamento do Governo Federal.
As equipes que integram a Estratégia Saúde da Família atuam nos centros de saúde, com a função de promover, monitorar e acompanhar o estado de saúde da população da área de abrangência. Dentre os atendimentos realizados é possível destacar: escuta pela equipe, vacinação, consultas, curativos, farmácia, grupos operativos, visitas domiciliares, controle de vetores, dentre outros.