Pular para o conteúdo principal

Circuitos de SAN
Stênio Lima/PBH

PBH leva ações de Segurança Alimentar e Nutricional à comunidade do Izidora

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza a terceira edição do “Circuitos de SAN - Ações de Segurança Alimentar e Nutricional na cidade”, no próximo sábado (6). Desta vez, a comunidade do Izidora, na região Norte da capital, será beneficiada com as ações que vão desde a comercialização de alimentos até orientações de promoção da saúde para as famílias.

 

O Campo do Baronesa (Rua Canadá, 186, bairro Baronesa) será o ponto de encontro que reunirá as atividades da PBH e de diversos parceiros. Oficinas, aferição de pressão e glicemia, jogos interativos, prática do Lian Gong, e orientações sobre agroecologia serão algumas das atrações que a comunidade poderá acessar. O grupo de Mobilização Social, Teatro Mobs, levará atividades lúdicas sobre uma alimentação saudável por meio da arte.

 

A subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional de Belo Horizonte, Darklane Rodrigues, explica a parceria construída nos últimos anos com a comunidade. “Desde 2017 temos desenvolvido um trabalho no Território Izidora em conjunto com a comunidade, com enfoque na produção de alimentos e na agroecologia e o Circuito é a mobilização em um dia de serviços para as famílias traduzindo na prática as ações de segurança alimentar”.

 

O Circuito de SAN é composto por ações e serviços ofertados pela Prefeitura e pela rede parceira, como setores governamentais, instituições de ensino e organizações sociais. São intervenções, por meio de eventos no espaço público, como praças e parques, visando à troca de informações, saberes e experiências sobre agroecologia e a promoção da saúde.

 

A atividade é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, patrocinada pelo Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (FEPDC). Conta com o apoio de diversos parceiros de órgãos públicos como a Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Fundação Municipal de Parques e Zoobotânica, além de organizações da sociedade civil, como: FAMINAS-BH, Associação Horizontes Agroecológicos, líderes e produtores locais.

 

Confira a programação completa.