Pular para o conteúdo principal

Inscrição para o Trilhas da Gastronomia do segundo semestre começa na segunda-feira (7)
Divulgação/PBH

Inscrição para o Trilhas da Gastronomia do segundo semestre começa na segunda-feira (7)

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte vai abrir as inscrições para a primeira turma das Trilhas da Gastronomia do segundo semestre de 2025. De 7 a 20 de julho, os interessados em qualificação profissional gratuita podem se inscrever nos cursos de Bolos Decorados, Comida de Boteco e Culinária Vegetariana e Vegana ministrados no Centro de Referência de Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan) - Mercado da Lagoinha.

Serão ofertadas 60 vagas no total, sendo 36 para o público prioritário e 24 para ampla concorrência. Para dar continuidade ao ciclo de formação das Trilhas da Gastronomia, os alunos que já fizeram outros cursos neste ano terão preferência para o preenchimento das vagas. Para participar do processo de inscrição, o público prioritário será encaminhado pelos serviços sociais que são atendidos. Já o público da ampla concorrência deve responder o formulário disponibilizado no Portal da PBH.

Após o dia 23 de julho, os cursistas selecionados devem responder o e-mail de confirmação de matrícula para garantir a vaga. As aulas presenciais começam em 5 de agosto, no Cresan, na Avenida Antônio Carlos, 821, Lagoinha. A grade do curso é planejada abordando diversos conhecimentos, de técnicas gastronômicas a dicas de empreendedorismo, com o objetivo de contribuir para a empregabilidade e permanência no mercado de trabalho.

Dia da Gastronomia Mineira

Em comemoração pelo Dia da Gastronomia Mineira, celebrado em 5 de julho, o Trilhas da Gastronomia realizou uma aula show para os alunos que estão em processo de formação no Cresan e para ex-cursistas. Na Cozinha ao Vivo com o Chef Sinval Espírito Santo, no dia 1º de julho, o profissional promoveu diálogos sobre a importância e a riqueza da gastronomia mineira enquanto preparava um caldinho caipira para degustação.

O Dia da Gastronomia Mineira é celebrado no dia 5 julho em homenagem ao nascimento de Eduardo Frieiro, autor do livro “Feijão, angu e couve - Ensaio sobre a comida dos mineiros”. A data foi instituída para valorizar a cultura e a tradição culinária de Minas Gerais, importantes patrimônios do estado, capazes de influenciar no turismo e no desenvolvimento local.