Pular para o conteúdo principal

Vencedores do Prato Junino serão conhecidos na grande final deste sábado (5)
Wander Faria

Vencedores do Prato Junino serão conhecidos na grande final deste sábado (5)

criado em - atualizado em

Valorizando um dos principais ativos do Arraial de Belô, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, realiza neste sábado (5) a última etapa da 6ª edição do Concurso Prato Junino. A grande final da competição, que reúne receitas juninas dos alunos das faculdades de gastronomia Promove, Centro Universitário Estácio, UniArnaldo Centro Universitário, Centro Universitário UNA, UNIBH – Le Cordon Bleu e Senac, será iniciada às 9h no Mercado da Lagoinha (Avenida Presidente Antônio Carlos, 821, Lagoinha).

No evento serão conhecidos os seis grupos de estudantes vencedores do concurso, um de cada instituição. Os vencedores ganham dólmãs personalizados e a oportunidade de comercializar os pratos na Vila Gastronômica do Arraial de Belô 2025, espaço de alimentação que movimenta milhares de visitantes e funciona como vitrine para novos talentos da cozinha local.

Voltado para alunos dos cursos superiores (bacharelado e tecnólogo) com aulas presenciais em Belo Horizonte, o concurso desafia os participantes a criarem receitas autorais que combinem ingredientes típicos das festas juninas com referências da culinária afro-brasileira, herança viva e cotidiana na gastronomia da cidade. A temática “Afro-gastronomia belo-horizontina” convida os estudantes a contarem histórias por meio da comida, resgatando memórias afetivas e culturais ligadas à tradição das quadrilhas formadas por populações negras e periféricas da capital.

Os critérios de avaliação levam em conta a harmonia de sabor e textura, considerando aspectos como paladar, temperatura e consistência. Também será avaliada a originalidade do prato, com base na inovação da receita, nas técnicas utilizadas e na criatividade. A economicidade será observada a partir do valor de venda por porção ao público final.

A apresentação do prato será julgada pela estética e aparência. Além disso, é obrigatória a utilização de pelo menos dois ingredientes da lista oficial do concurso. Entre os insumos sugeridos estão frango, porco, milho, mandioca, abóbora, ora-pro-nóbis, taioba, canela, rapadura, coco, jabuticaba, amendoim e fubá.

 

Júri técnico
 

O júri técnico da Grande Final do 6ª Concurso Prato Junino será formado por Dani Formigueiro, idealizadora do “Empreendendo no Lar”, maior projeto de empreendedorismo culinário do país; Douglas de Paula, comunicador, curador gastronômico e criador de conteúdo; Luiza do Nascimento, social media e criadora de conteúdo no “Blog Casal Mil”; Tainá Moura, chef de cozinha à frente de cinco restaurantes e consultora para negócios gastronômicos em diversas fases; e Stanley Albano, multiartista com formação em teatro universitário da UFMG, empreendedor cultural e chef no MandaK Nega, espaço gastronômico e cultural, onde oferece culinária, performances e eventos culturais. 
 

Confira os dois pratos finalistas de cada instituição

Faculdade Promove

Afropork
Sanduíche de pernil braseado em molho rústico de tomate, acompanhado de molho de hortelã com abacaxi caramelizado e folhas de azedinha.

Dengo de Belô
Angu de fubá mimoso, ragu de costelinha, molho campanha quente de ora-pro-nóbis, finalizado com pipoca de torresmo.

UNIBH – Le Cordon Bleu

Angu de costela
Angu mole com queijo canastra, costela bovina desfiada em seu molho, farofa crocante de amendoim e vinagrete de quiabo.

Maçã encantada do amor
Maçã verde envolta em calda caramelizada à base de açúcar cristal, açúcar mascavo e leite condensado. O doce é finalizado com versões de coberturas que homenageiam ingredientes afro-mineiros e juninos: tapioca com rapadura e coco, amendoim tostado com canela e gengibre, chocolate, frutas vermelhas desidratadas e pimenta.

UniArnaldo

Maravilhas da mandioca
Bolinhos de mandioca com dois recheios: bolinho de canjica doce, empanado com farinha de rosca e passada no açúcar refinado e canela; bolinho de frango com ora-pro-nóbis acompanhado de molho de jabuticaba com pimenta.

Encantado de preto 
Brigadeiro aromático com canela, cravo e cocada. Cobertura fina e crocante de açúcar cristalizado.

Centro Universitário Estácio

Pamonha de milho verde
Pamonha de milho verde recheada com carne desfiada, ora-pro-nóbis e queijo canastra.

Angu do céu
Pastel de angu recheado com copa lombo suíno desfiado flambado na cachaça, ora-pro-nóbis e requeijão de raspa. Acompanha molho de pimenta artesanal e molho à campanha.

Centro Universitário UNA

Sabor dos ancestrais
Bolinhos de feijoada e farinha temperada acompanhados de molho de pimenta artesanal e molho de quentão de laranja.

Croquete quilombo
Croquete feito com fubá e milho, recheado com costelinha desfiada, dendê e canjiquinha. Acompanha vinagrete de quiabo ou molho de ervas com PANCs.

Faculdade Senac

Buraco quente
Pão de torresmo pincelado com calda de rapadura, creme de requeijão de raspa, ragu de costelinha suína no ketchup de goiabada e limão cravo, mostarda de abóbora e chips de inhame.

Dundun de costela com crosta de requeijão
Bolinhos de carne de costela bovina cozida e desfiada, misturada à mandioca amassada, temperada com ervas e especiarias; cobertos com crosta de requeijão e parmesão temperado, empanado no biscoito de polvilho triturado, e fritos em imersão.
 

46º Arraial de Belô

O Arraial de Belô 2025 é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, assinando a Cota Apresenta, e convênio com o Ministério do Turismo. O evento tem ainda o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e da rede de cosméticos Natura, e parceria com o Mercado Central KTO.

O Arraial de Belô, reconhecido pelo Ministério do Turismo e pela Embratur como um dos maiores festejos do período junino, chega à 46ª edição. Mais uma vez o público será apresentado à tradicional “Experiência Junina Completa”, que inclui o Concurso Municipal de Quadrilhas, os shows musicais, além de diversas atividades gastronômicas. O evento acontece nos dias 11, 12,13, 19 e 20 de julho, no Mineirão.

A última edição do Arraial de Belo Horizonte atraiu cerca de 80 mil pessoas durante a pré-programação e os quatro dias de evento, representando um aumento de 35% no público diário em relação a 2023. Segundo o Observatório do Turismo de Belo Horizonte, órgão de pesquisa mantido pela Belotur, a nota média geral atribuída pelo público foi de 9,2 em uma escala de 10.

A Vila Gastronômica contou com a participação dos bares do Mercado Central e dos vencedores do 5º Concurso Prato Junino, que contribuíram para o sucesso da área de alimentação. Durante os quatro dias, as vendas de alimentos e bebidas cresceram, em média, 54% por dia em comparação ao ano anterior.