17 November 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte dá sequência, em novembro, à Agenda RIC, série de ações culturais voltadas à temática racial realizadas por meio da política cultural do município e também em parcerias com instituições e grupos tradicionais. A iniciativa integra o Programa Rede de Identidades Culturais (RIC), política permanente de promoção e reparação da igualdade racial desenvolvida pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Fundação Municipal de Cultura. Neste mês, a programação destaca o Festival de Arte Negra de Belo Horizonte – FAN BH 2025, além de festejos tradicionais, atividades educativas, oficinas, sessões especiais de cinema, apresentações cênicas e musicais, além de ações em museus e centros culturais. A programação completa está disponível no Portal Belo Horizonte.
O destaque da Agenda RIC deste mês é a realização da 13ª edição do Festival de Arte Negra de Belo Horizonte – FAN BH, cuja cerimônia de abertura acontece nesta segunda-feira, dia 17, às 19h, no Teatro Francisco Nunes, com condução de lideranças religiosas de diferentes matrizes. A noite reúne ainda um encontro com a escritora, pesquisadora e dramaturga Leda Maria Martins, que compartilha reflexões sobre oralitura, performance e tempo espiralar – conceito que orienta a edição comemorativa dos 30 anos do Festival. Em seguida, o palco recebe o encontro musical entre a banda mineira Congadar e a cantora Teresa Cristina. A partir de do dia 18, a programação do FAN BH se desloca para a Funarte MG, com atividades que incluem lançamentos de livros, exibições de filmes da Semana de Cinema Negro, Slam Clube da Luta, performances, espetáculos e contação de histórias, além das tradicionais Gingas Temáticas, que promovem debates sobre memória, patrimônio, protagonismo, economia, sustentabilidade, juventudes e infâncias.
A Agenda RIC promove ainda, no dia 20, quinta-feira, às 9h, no Largo do Rosário, a atividade “A Raiz Negra que Sustenta é a Mesma que Floresce”, cerimônia que apresenta a nova obra da artista Criola, reunindo Guardas de Reinado Negro e lideranças das culturas populares e tradicionais da cidade. A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar por meio do Programa RIC.
Outro destaque da Agenda RIC é o 57º Festejo da Guarda de Congo Nossa Senhora do Rosário, na Pampulha, que será realizado no dia 23, domingo, das 6h às 19h30, reunindo mais de 20 Irmandades vindas de diversas cidades mineiras. A celebração acontece na sede da Guarda, na Rua Urca, 148, e contará com Alvorada, Café de São Benedito e Procissão com Nossa Senhora do Rosário e os Santos Festeiros.
Ao longo do mês, os Centros Culturais da Fundação Municipal de Cultura oferecem dezenas de oficinas, com ênfase nas práticas corporais afro-brasileiras, como a capoeira, presente em praticamente todas as unidades, em turmas voltadas para crianças, jovens e adultos. Há também oficinas de dança, percussão e carimbó, além de encontros formativos desenvolvidos por coletivos parceiros. O Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (CRCP) apresenta uma programação que envolve saberes tradicionais, gastronomia, manifestações culturais e ações formativas. Entre as atividades está a tradicional Conversa ao Pé do Fogão, que neste mês contará com a participação da Velha Guarda Unidos do Guarani e alunos da Escola Livre de Artes.
No campo audiovisual, o Cine Santa Tereza realiza sessões especiais pelo Dia da Consciência Negra nos dias 18 e 19, terça e quarta-feira, ambas às 19h, oferecendo ao público a oportunidade de assistir dois grandes filmes brasileiros: “Medida Provisória” (Lázaro Ramos | Brasil | 2020) e “Meu Amigo Fela” (Joel Zito Araújo | Brasil | 2019).
O Museu da Moda, por sua vez, promove a Oficina de Brincadeiras Africanas e Afro-Brasileiras, que traz atividades de vivência lúdico-culturais para aproximar as crianças de sua ancestralidade por meio de jogos e brincadeiras. O evento acontece no sábado, dia 22, às 14h30 e destina-se a crianças a partir de 2 anos, acompanhadas por um responsável. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail: educativo.mumo@pbh.gov.br.
CONTEÚDO PERSONALIDADES NEGRAS
O Conteúdo Personalidades Negras de novembro homenageia Maria Casimira das Dôres, Rainha Fundadora do Reino Treze de Maio de Nossa Senhora do Rosário e primeira Rainha Conga do Estado de Minas Gerais, coroada pela Federação dos Congados de Nossa Senhora do Rosário. Nascida em 1906, em Betim, Maria Casimira fundou o Reino em 1944 após receber, em sonho, a mensagem de seus ancestrais para constituir uma guarda, da qual seria rainha, tendo seu filho como capitão do Moçambique. Sua trajetória marca profundamente o movimento congadeiro mineiro e reafirma a força das tradições negras que sustentam a vida cultural da cidade. O conteúdo pode ser acessado aqui.
O PROGRAMA RIC
O Programa Rede de Identidades Culturais é uma política contínua, que tem por objetivo ampliar a atuação da Cultura no âmbito das políticas permanentes e estratégicas de enfrentamento a discriminação racial e de fortalecimento das Culturas de Matrizes Africanas, como premissa para efetivação da diversidade e da democracia cultural em Belo Horizonte. A iniciativa surgiu em 2023, tendo como motivação a celebração dos 20 anos da Lei 10.639, que alterou a Lei de Diretrizes Básicas da Educação e tornou obrigatório o ensino de História da África, cultura africana e afro-brasileira no currículo da educação básica. Além dos 15 anos da Lei 11.645 que, após 5 anos, alterou a Lei 10.639 incluindo a temática indígena.
Reflexo de uma demanda histórica, a iniciativa é institucionalizada pelas normativas que amparam a luta contra o racismo e a promoção da igualdade racial, e traz ações internas e externas da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, tais como a Agenda RIC 2025 e o Conteúdo Personalidades Negras.
SERVIÇO
Agenda RIC – Novembro 2025
Programa Rede de Identidades Culturais – RIC
Data: até 30 de novembro de 2025
Todas as atrações têm entrada gratuita ou com ingressos a preços populares.
Programação completa: Portal Belo Horizonte
