Pular para o conteúdo principal

Cine Santa Tereza recebe programação da 29ª edição do forumdoc.bh
Reprodução

Cine Santa Tereza recebe programação da 29ª edição do forumdoc.bh

criado em - atualizado em

O Cine Santa Tereza recebe, de 22 a 30 de novembro, parte da programação do 29º forumdoc.bh - Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte. Realizado pela Associação Filmes de Quintal, o evento apresenta uma seleção de filmes que reafirmam o compromisso com o cinema documental contemporâneo e suas interfaces com outras linguagens artísticas.

As sessões são gratuitas, com retirada de ingressos pela plataforma Sympla ou diretamente na bilheteria do cinema 30 minutos antes das exibições, conforme disponibilidade. A programação completa está disponível no Portal Belo Horizonte.

Serão exibidos no Cine Santa Tereza 21 filmes entre curtas e longas-metragens que exploram as relações entre cinema, política e estética, com obras que retratam lutas sociais, experiências coletivas e formas de resistência. Entre os destaques da programação estão o longa “As Dores do Mundo: Hyldon” (2025), que celebra os 50 anos do clássico álbum “Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda”; e “Yõg Ãtak: Meu Pai, Kaiowá” (2024), sobre a busca de uma filha indígena pelo reencontro com o pai desaparecido durante a ditadura militar

Também integra a mostra o premiado “Cais” (2024), um mergulho poético em memórias e paisagens fluviais da Bahia e do Maranhão, e “A Voz de Deus” (2025), que acompanha jovens pregadores brasileiros em um retrato sensível da relação entre fé e futuro.

O público poderá conferir ainda produções internacionais, como “Dona Água” (1993), clássico da etnoficção francesa, e “O Riso e a Faca” (2025), coprodução entre Portugal, Brasil e França que investiga as dinâmicas neocoloniais de uma cidade africana. Muitas sessões contam com comentários de realizadores e pesquisadores convidados, ampliando o debate sobre os temas abordados.

Fórum de Antropologia e Cinema

Criado em 1997, o forumdoc.bh - Festival do Filme Documentário e Etnográfico, fórum de antropologia e cinema, é um dos mais importantes eventos dedicados ao cinema documental no Brasil. Realizado anualmente, o festival se consolidou como espaço de exibição, reflexão e formação crítica, promovendo o diálogo entre cinema, antropologia e arte.

Ao longo de suas 28 edições, o forumdoc.bh apresentou mostras nacionais e internacionais, retrospectivas e curadorias temáticas, reunindo cineastas, pesquisadores e críticos do Brasil e de outros países. Além das exibições, o evento oferece masterclasses, oficinas e debates, incluindo formações voltadas a cineastas indígenas e coletivos audiovisuais. Suas mostras de extensão e itinerâncias levam o cinema documental a diferentes regiões de Belo Horizonte e municípios do interior mineiro, fortalecendo o acesso à produção independente e à reflexão crítica sobre o audiovisual.

Serviço
29º forumdoc.bh – Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte

Data: 22 a 30 de novembro
Entrada gratuita: retirada de ingressos pela plataforma Sympla ou na bilheteria do Cine Santa Tereza 30 minutos antes das sessões, conforme disponibilidade
Local: Cine Santa Tereza – Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza
Programação completa: disponível no Portal Belo Horizonte