14 November 2025 -
Com o objetivo de recuperar uma área sagrada para as comunidades de matriz africana, a Prefeitura de Belo Horizonte recebeu dos agentes do território projeto para construção de um jardim sagrado em área localizada no Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira, equipamento cultural da PBH localizado junto ao Cresan - Mercado da Lagoinha, na Rua Formiga, 140, Bairro Lagoinha.
A proposta será apresentada à comunidade neste domingo (16), às 10h, durante a 4ª Edição do Festival Laços da Ancestralidade, evento apoiado pela Prefeitura por meio de recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LMIC) e que consta como programação parceira do 13º Festival de Arte Negra (FAN BH). A celebração, marcada pelo tradicional Laço na Gameleira, será feita em outro formato.
No local, considerado sagrado pela comunidade, havia uma gameleira centenária que no início do ano sofreu infestação de insetos. A PBH promoveu estudos em conjunto com a comunidade local e, por questões de segurança, teve que fazer a sua supressão.
Lito-Oralidades
O Laços da Ancestralidade tem como objetivo honrar a ancestralidade e celebrar a resistência, a cultura afro-brasileira e a diversidade de tradições. O evento acontece neste sábado (15) e domingo e vai oferecer atividades como apresentações culturais, feiras de afroempreendedorismo, oficinas, shows e, pela primeira vez, a Lito-Oralidades, feira literária voltada para autores negros e indígenas que conta com a organização de Alice Bicalho da Curva editorial.
Lito-Oralidades, é um conceito desenvolvido por Gabriel de Moura e Pai Ricardo de Moura (da Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente – CCPJO) para falar sobre o encantamento das palavras da diáspora afro-brasileira e contexto contemporâneo.
“Nosso objetivo é fortalecer a identidade, a memória e a valorização social e econômica da comunidade negra em BH, reforçando e difundindo a cultura dos povos afro periféricos em Belo Horizonte”, explica Pai Ricardo de Moura, da CCPJO, organizadora do evento.
Programação
No sábado, a partir das 14h, acontece a Kinanga – feira, que engloba comidas e bebidas, produtos artesanais, roupas, tecidos, bolsas, brincos, acessórios de moda afro e produtos artesanais indígenas. Simultaneamente acontece e a Feira Lito-Oralidades – de literatura de povos afro periféricos e indígenas, com lançamento de livros e uma aula sobre processos de escrita.
Ainda no sábado, a parte artística fica por conta das apresentações do Coral Guela Zuela, Poesia em Voz Alta e o show Memórias do Samba e seus ensinamentos, com Doris e Banda convidando Maestro Bartolomeu e Cida Reis.
No domingo, as atividades começam às 9h, com distribuição de mudas e na sequência o ritual da Gameleira. Às 11h, acontece a Contação de História Festa no Aiyê, com Aline Calixto, depois apresentações do Culto da Rua, da cantora Raquel Moreira e o lançamento do EP: Orisamba, O Regente da Folia.
Serviço
Festival Laços da Ancestralidade - Expressões da Matriz Afro em BH
Data: sábado (15), a partir das 14h, e domingo (16), a partir das 9h
Local: Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira – Cresan Mercado da Lagoinha (Rua Formiga, 140, Bairro Lagoinha)
