Pular para o conteúdo principal

PBH já contratou mais de mil profissionais para atuar durante epidemia de dengue
Wanessa Rocha/ PBH

PBH já contratou mais de mil profissionais para atuar durante epidemia de dengue

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte contratou, de fevereiro até o momento, 1.178 profissionais para atuar especificamente no enfrentamento à epidemia de dengue, chikungunya e zika. São médicos, enfermeiros, técnicos de laboratório, de enfermagem e de farmácia, além de auxiliares administrativos. Em comparação ao mesmo período de 2016 e 2019, anos com epidemia de dengue, foram realizadas, respectivamente, 708 e 730 contratações gerais para a rede SUS-BH. Ou seja, em 2024, especificamente para o atendimento a casos de arboviroses, o município já ultrapassou as admissões totais dos dois últimos anos epidêmicos.  

Neste ano, o aumento na força de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde, em relação a 2016, foi de 66,5%. Considerando o ano de 2019, foi de 61,5%. Esse incremento de profissionais está sendo feito para garantir o atendimento nas unidades, como centros de saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e outros novos serviços que foram implementados na capital. Além disso, até o momento, foram realizados mais de 1.100 plantões extras, por profissionais da rede interessados em ampliar a carga horária. Essa estratégia também está sendo utilizada para ampliar e agilizar o atendimento da população, garantindo tratamento e cuidado oportunos.

Para o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias, o reforço nas equipes tem sido essencial diante da pressão assistencial em todas as unidades. “Quando anunciamos as ações do Plano de Enfrentamento às Arboviroses, no fim de janeiro, falamos sobre o reforço de 600 profissionais na rede e que esse planejamento poderia ser adaptado, sempre a depender do cenário epidemiológico. Monitorando a situação da cidade diariamente, observamos a necessidade de ampliar esse número de admissões. Estamos quase dobrando o quantitativo e, enquanto for necessário, manteremos as contratações para garantir todo o cuidado necessário a população”, ressaltou.

Para acelerar os processos de admissão, o município adotou diversas estratégias. Foi ampliado de três para nove os guichês de assinatura de contratos, que estão em funcionamento no prédio da Secretaria Municipal de Saúde e no BH Resolve. Com isso, é possível que até 100 profissionais sejam contratados por dia. Além disso, para otimizar ainda mais os procedimentos, as equipes da Diretoria Estratégica de Pessoas (DIEP) estão atuando aos finais de semana garantindo, assim, que os trabalhadores sejam admitidos o mais brevemente possível. 

Como parte das ações, na última semana foi feita uma descentralização, de forma parcial, das contratações. Agora, as Diretorias Regionais de Saúde, nas nove regiões da cidade, podem realizar a pré-contratação de profissionais, que podem iniciar a atuação imediatamente nas unidades, enquanto ocorre a conclusão dos processos. Essa medida garante ainda mais agilidade às admissões. 

Banco de Currículos

A estratégia utilizada pela Secretaria Municipal de Saúde para fortalecer ainda mais a assistência à população da capital é manter aberto um Banco de Currículos para contratação imediata de médicos. Para se candidatar, os interessados devem acessar o portal da Prefeitura e realizar o cadastro.