17 January 2024 -
A Prefeitura de Belo Horizonte está intensificando ações educativas de prevenção à dengue e outras arboviroses, como chikyngunya e zika. Para reforçar as orientações junto à população, o Mobiliza SUS, grupo de mobilização da Secretaria Municipal de Saúde, está distribuindo materiais informativos em locais com grande ciruclação de pessoas, como parques e praças, além de estações de metrô e ônibus.
As dicas são para auxiliar as pessoas na identificação dos possíveis criadouros do Aedes Aegypti, além das formas corretas de eliminá-los. Além disso, são repassadas orientações de forma lúdica, por meio de teatro, música e dança, com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância das ações de prevenção.
Para manter a vigilância e controle da dengue, chikyngunya e zika na capital é indispensável que a população reforce os cuidados de combate ao mosquito. É importante que cada pessoa contribua realizando na residência, pelo menos, uma vistoria por semana, já que mais de 86,9% dos focos do Aedes aegypti estão em ambiente domiciliar, de acordo o último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), realizado em 2023.
Confira alguns cuidados básicos que devem ser adotados:
- Retirar os pratinhos das plantas;
- Manter a caixa d’água bem fechada;
- Colocar pneus velhos em um lugar fechado ou levar para uma URPV (confira os endereços no Portal da PBH);
- Lavar bem as vasilhas dos pets;
- Limpar telhas e calhas para não acumular água;
- Virar garrafas e potes vazios;
- Colocar o lixo no saco plástico e fechar bem a lixeira;
- Conferir o quintal em busca de água parada;
- Retirar a água de bandejas externas de geladeira e ar-condicionado;
- Limpar a piscina e tratar com cloro.
Outras informações sobre as arboviroses e os cuidados a serem seguidos podem ser verificadas no Portal da PBH.