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PBH implanta pré-atendimento para otimizar as consultas ofertadas on-line
Aline Resende/PBH

PBH implanta pré-atendimento para otimizar as consultas ofertadas on-line

criado em - atualizado em

As teleconsultas ofertadas pela Prefeitura de Belo Horizonte, para atender pessoas com queixas clínicas leves, como sintomas de doenças respiratórias e de arboviroses, diarreias e dores de cabeça, contam agora com um pré-atendimento, que será realizado por enfermeiros. Essa qualificação tem como objetivo otimizar o serviço e prestar o cuidado e a orientação oportunos ao usuário. Os teleatendimentos seguem disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e os agendamentos podem ser feitos on-line.

A partir de agora, o usuário será inicialmente atendido por enfermeiro que, de acordo com o relato, fará o melhor direcionamento para continuidade da assistência. Caso seja uma questão médica, a pessoa será encaminhada para a consulta on-line. Se a demanda for para outras questões, o próprio profissional de enfermagem pode prestar o atendimento ou fazer o devido direcionamento. Para realizar esse processo de pré-atendimento, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou a equipe, com a contratação de quatro enfermeiros.

A implantação do pré-atendimento realizado por profissional de enfermagem irá otimizar o serviço e reduzir a ocupação da agenda médica. "Muitas vezes o usuário agendava a consulta on-line para tirar dúvidas não relacionadas ao atendimento médico como, por exemplo, solicitar endereço de unidade de saúde, ou pedir reenvio de prescrição de medicamentos. Ou seja, o horário da consulta era ocupado para questões que poderiam ser resolvidas por outro profissional", explica a diretora de Atenção às Urgências e Emergência, Raquel Felisardo.

Agendamento

Todos os moradores da capital, a partir de um ano de idade e cadastrados em um dos 153 centros de saúde, podem ter acesso à modalidade assistencial com atendimento de médicos da rede SUS-BH. Caso o cidadão não tenha cadastro, ele deve procurar a unidade de referência para realizar esse processo. Os endereços estão disponíveis no portal da Prefeitura.

Após ser referenciado em um dos centros de saúde, o cidadão deve acessar o serviço por meio deste link para agendar a consulta. Depois de confirmar o cadastro na plataforma, o paciente escolhe a data e horário, dentro da disponibilidade apresentada. Próximo à marcação, o usuário entrará novamente no sistema com o CPF e data de nascimento e terá acesso.

De acordo com o diagnóstico, o paciente receberá as orientações, além da prescrição de medicamentos e outros documentos médicos que se fizerem necessários e que serão enviados para o e-mail cadastrado em um prazo de até 24 horas. Com a impressão da receita ou exame, o paciente ou responsável poderá buscar a medicação ou agendar o exame solicitado no centro de saúde de referência.

As consultas on-line agendadas para crianças deverão sempre ser realizadas através do cadastro delas e não dos pais, mas cabe destacar que os responsáveis devem acompanhar todo o atendimento. Outras orientações podem ser verificadas no portal da Prefeitura.