Pular para o conteúdo principal

Igreja São Francisco de Assis
Foto: Qu4rto Studio

PBH credencia instituições para contribuir com soluções para o turismo

criado em - atualizado em

Está publicado na página da Belotur o chamamento público que convida e credencia instituições de ensino, estudo e pesquisa dispostas a contribuir com soluções para o fortalecimento do turismo da capital mineira. A ideia da Prefeitura de Belo Horizonte é se aproximar, cada vez mais, de universidades e faculdades, estruturando uma política de estímulo à produção acadêmica, provocando debates, discussões em torno de temas de interesse mútuo e que possam contribuir para o desenvolvimento da cadeia produtiva do turismo e associada, como a gastronomia. Acesse o documento, que está publicado em caráter permanente, possibilitando as inscrições a qualquer momento.

 

Exemplos dessa atuação podem ser encontrados em resultados práticos, tais como a aplicação dos testes do projeto P4 Tree no Carnaval de Belo Horizonte em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); a publicação do Ebook que traz um estudo de viabilidade do laboratório de inovação no turismo, também desenvolvido com a UFMG; e o processo de seleção de artigos e publicação do livro digital “Dos sabores aos saberes: discussões acerca da gastronomia em Belo Horizonte e Minas Gerais”, dentre outros.

 

“Em momentos de crise, como o vivenciado durante a Pandemia de Covid-19, a busca deparcerias é crucial para ações de recuperação de setores como o do turismo. Dessa forma, a Belotur priorizou esforços com parceiros para a retomada e direcionamento de novos rumos para a atividade em Belo Horizonte. A inclusão de temas de interesse entre a administração pública e instituições de ensino podem contribuir para implementação de políticas públicas para toda a cidade”, comenta Gilberto Castro, presidente da Belotur.

 

Como se dá o cadastro de instituições de ensino

 

O credenciamento é um instrumento simplificado de cadastro que torna possível a execução da parceria estipulada em plano de trabalho prévio. São contempladas três modalidades de ações:

 

a) estudos, pesquisas e metodologias;

b) projetos-pilotos, testes de patentes, soluções e modelos metodológicos;

c) atividades de extensão.

 

Dessa forma, a relação constituída entre Belotur e as instituições de ensino e pesquisa se dará de maneira colaborativa, sem qualquer tipo de ônus, inclusive financeiro, e nem terá qualquer tipo de contrapartida financeira por parte dos órgãos e entidades municipais.