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 Quatro vencedores do laboratório de experimentação do Carnaval exibem cheques simbólicos de dez mil reais.
Foto: Bruno Sales/PBH

Prefeitura lança e-book de laboratório de inovação em Turismo

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Com o objetivo de promover o intercâmbio com o ambiente acadêmico e consolidar a capital mineira como um destino turístico inteligente, competitivo e sustentável, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, realizou, nesta quarta-feira, dia 22, o ‘fUTURISMO: Diálogos de Inovação’. Durante o evento, que aconteceu no auditório do Museu da Moda - MUMO, a Belotur lançou o e-book do estudo de viabilidade do laboratório de inovação em Turismo, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e premiou os vencedores do laboratório de experimentação do Carnaval.

 

“Estamos buscando novas soluções para o turismo de Belo Horizonte e essa aproximação com o meio acadêmico e com empreendedores é um excelente caminho. A proposta da implantação do laboratório surge a partir de pesquisas das tendências nacionais e internacionais, com o objetivo de modernizar e inovar as ferramentas da Belotur para estimular o empreendedorismo na capital mineira”, explica o presidente da Belotur, Gilberto Castro.

 

Durante o evento, Castro aproveitou para convidar os participantes a conhecer o Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), onde dezenas de órgãos municipais, estaduais e federais atuam 24h por dia tomando decisões para melhorar a rotina da cidade.

 

 

Laboratório de Experimentação

Em janeiro deste ano, a Belotur publicou edital para concurso de projetos com o objetivo de selecionar e premiar soluções inovadoras (produtos, serviços ou processos, de base tecnológica ou não) como parte do Laboratório de Experimentação do Carnaval de Belo Horizonte. Os vencedores do concurso receberam prêmio de R$ 10 mil. São eles:

 

 

Eixo Turismo: BHFolia

A plataforma BH Folia propõe unir foliões aos blocos e seus serviços de uma forma simples e eficiente. Utilizando como ponto de partida o cadastro oficial realizado pela Belotur, cada bloco cria um login e senha próprios e, com isso, pode incluir as informações sobre história, desfiles, ensaios, fotos e vídeos do acervo. Cada bloco poderá criar uma hot page na web e no app com possibilidades de exposição de marcas de patrocinadores.

 

Para Ricardo Santos, um dos idealizadores do BH Folia, a plataforma colaborativa dá voz aos blocos de rua. “Um dos grandes diferenciais do nosso aplicativo é dar visibilidade para as ações dos blocos durante todo o ano. Isso é uma importante ferramenta de divulgação de oficinas, festas, ensaios e ações que podem, inclusive, ajudar a manter economicamente esses atores”, explica.

 

 

Eixo Mobilidade: Evolução Tecnológica das Carretas Sonoras do Bloco da Bicicletinha

Um dos alicerces do Bloco da Bicicletinha é a propagação do uso da bicicleta como meio de transporte. Desde 2014, o bloco reúne ciclistas fantasiados, equipados com sistema de som ambulante autônomo, com baterias carregadas por placas solares. O projeto inscrito tenta solucionar o seguinte desafio: como conectar o som de sistemas independentes, para sincronia total da música tocada por todo o bloco, que conta com mais de três mil foliões? Entre testes com transmissores FM e de retorno, aplicativos e a preocupação com a democratização da participação, o bloco apresenta uma solução que pode ser disseminada para blocos menores ou similares.

 

“Estamos há cinco anos trabalhando para trazer novas conectividades e experiências para o Carnaval, que é uma construção do povo. Essa iniciativa da Belotur só aumenta a vontade da sociedade em tornar nosso carnaval ainda mais feliz, mais saudável e com mais carinho”, comenta Joca Corsino, um dos organizadores do bloco.

 

Eixo Sustentabilidade: Rota Limpa

O projeto Rota Limpa apresenta solução para a gestão de resíduos. A ideia é instalar pequenos sensores nos recipientes destinados a receber lixo na cidade. O monitoramento do volume em tempo real segue para uma central de logística da rota de coleta e alimenta a identificação visual de lixeiras cheias e vazias, para que os foliões saibam onde podem descartar o lixo. Com essas informações é possível ainda estabelecer rotas otimizadas para a coleta, evitando gastos desnecessários e retrabalho. “Nossa ideia pode manter a beleza das ruas da cidade e ao mesmo tempo tornar mais eficiente o trabalho das equipes de limpeza”, comenta Brício Mares, idealizador do projeto.

 

 

Eixo Segurança: AiPlates

Com sede em San Pedro Valley, a startup AiPlates Technologies tem objetivo desenvolver soluções para controle de tráfego inteligente, utilizando novas tecnologias de vídeo analítico aplicadas no reconhecimento automático de placas de veículos. Isso auxilia na identificação de veículos roubados, furtados e sob investigação policial, por meio da integração à bancos de dados públicos, atendendo políticas públicas de prevenção e combate a criminalidade.

 

“Queremos, a partir desse concurso, somar forças, competências e muita tecnologia para tornarmos o Carnaval de BH o maior, melhor e o mais seguro do Brasil”, comentou Marcos Primo, relações governamentais e institucionais da Aiplates.

 

 

E-book

O e-book ‘Laboratório de Inovação em Turismo - estudo de viabilidade’ lançado pela Belotur em parceria com o mestrado e doutorado de Inovação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) já está disponível para download.  

 

A Belotur e a UFMG trabalharam para elaborar um estudo de viabilidade que, além de buscar os principais conceitos e práticas orientadoras, auxiliasse a empresa na definição das ferramentas, processos e formatos de como estruturar o laboratório de inovação em turismo. O plano de viabilidade, construído em parceria com a UFMG, apontou diretrizes e modelo de operação do laboratório que será implantado pela Belotur.

 

O estudo se tornou objeto de análise dos futuros mestres e doutores, a partir da aproximação da Belotur com o ambiente acadêmico, e virou case para estruturar as bases da inovação dentro da Belotur em caráter sistemático e permanente, permitindo a expansão para o ambiente externo da organização.