Pular para o conteúdo principal

Foliões curtindo o carnaval de Belo Horizonte
Foto: Divulgação PBH

Urina de foliões do Carnaval de Belo Horizonte 2020 será transformada em adubo

criado em - atualizado em


Manter a limpeza das ruas e ainda colaborar para uma festa mais sustentável é muito fácil no Carnaval de Belo Horizonte. Para isso, basta que o folião utilize os banheiros químicos espalhados pela capital, já que, pelo terceiro ano seguido, a cidade contará com o projeto P4Tree – tecnologia que transforma o fósforo presente na urina em adubo.

Desenvolvida pelo Departamento de Química da UFMG, a tecnologia passa, agora, a integrar o fuTURISMO - Programa de Pesquisa e Inovação Turística da Belotur, em parceria estratégica com a Brandt Meio Ambiente.

A expectativa é que sejam produzidos 50kg de fertilizantes a partir do material coletado durante a folia na capital mineira. Posteriormente, o adubo será aproveitado pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica.

Neste ano, serão 50 cabines do P4Tree em locais fixos durante os quatro dias de folia, totalizando 110 diárias. Os banheiros terão identificação especial e uma equipe para orientar o usuário. Eles estarão em pontos estratégicos no Barro Preto e Parque Municipal e, para sensibilizar a população sobre a importância do projeto, os foliões também vão ganhar sementes de plantas e flores. 


 

Funcionamento do P4Tree

A ação acontece da seguinte forma: sachês de 200g do material P4Tree serão instalados nos banheiros químicos identificados. Em contato com a urina, o coletor filtra e separa o fósforo do restante dos elementos presentes no reservatório. Esse material é recolhido e transformado em adubo.

A iniciativa faz parte do fuTURISMO - Programa de Pesquisa e Inovação Turística da Belotur, que tem como objetivo consolidar a capital mineira como um destino turístico inteligente, competitivo e sustentável. A ação faz parte do eixo ‘Sustentabilidade e Inovação’ do Carnaval de Belo Horizonte.


  

Carnaval de Belo Horizonte 2020

O Carnaval de Belo Horizonte 2020 é viabilizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, com patrocínio master da Skol Puro Malte e patrocínio do iFood, Zé Delivery e do iti, aplicativo de pagamentos digitais do Itaú Unibanco. O valor é de R$ 6 milhões em verba direta, mais R$ 8,3 milhões em planilhas de estruturas e serviços, captado por meio de Edital de Patrocínio.

Vale ressaltar que a contratação de músicos, subvenção de blocos e escolas de samba e toda a estrutura dos palcos espalhados pelas regionais da cidade durante o evento, assim como todo o orçamento da Belotur, é proveniente de investimento privado.