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Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte destaca cultura alimentar, tradição e inovação
Arte/PBH

Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte destaca cultura alimentar, tradição e inovação

criado em - atualizado em

A partir desta quarta-feira (15), a Prefeitura de Belo Horizonte promove uma série de ações que compõem a 2ª edição da Bienal da Gastronomia. A iniciativa fortalece a capital mineira como polo turístico gastronômico e referência em políticas públicas de segurança alimentar e agroecologia. Até o próximo dia 31, a cidade receberá diversas atrações que celebram a culinária belo-horizontina em toda a sua diversidade — com oficinas, feiras, debates e experiências que conectam sabor, cultura alimentar, inovação e sustentabilidade. A iniciativa tem a correalização do Sebrae Minas. Toda programação está disponível no Portal Belo Horizonte

"A Bienal é mais que um evento culinário: é uma celebração cultural que reafirma BH como polo turístico gastronômico, mas também como referência em políticas públicas de segurança alimentar e agroecologia. Esta é a primeira edição verdadeiramente descentralizada, com atividades em mercados, praças e bairros de todas as regiões da cidade — levando sabor e conhecimento a todos os cantos, para que mais pessoas se reconheçam como parte da capital que orgulhosamente carrega o título de Cidade Criativa e possam participar dessa grande celebração", afirmou a presidente da Belotur, Bárbara Menucci, durante evento de lançamento da Bienal realizado nesta terça-feira (14). 

Um dos principais legados da 1ª edição da Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte, o projeto “Bares com Alma” retorna como uma das grandes novidades do evento, com recursos já assegurados em convênio firmado entre a Belotur e o Sebrae Minas. A iniciativa, que valoriza a tradição e a hospitalidade dos bares da cidade, teve em sua estreia 30 estabelecimentos selecionados, que receberam uma série de ações voltadas ao fortalecimento da visitação e à sustentabilidade desses verdadeiros guardiões da cultura boêmia belo-horizontina. Nesta nova etapa, outros 20 bares serão incorporados ao inventário, ampliando o reconhecimento e o apoio a esses espaços que dão sabor e identidade a Belo Horizonte. 

A partir do próximo mês, os estabelecimentos selecionados na primeira edição do projeto receberão uma capacitação especial promovida pelo Sebrae Minas e pela Belotur, com o objetivo de aprimorar a gestão, fortalecer os negócios e qualificar ainda mais a experiência oferecida nos locais. Paralelamente, será realizada uma pesquisa para avaliar o impacto do projeto, incluindo aspectos como vendas, visibilidade e melhorias implementadas nos bares participantes. O processo de curadoria dos novos estabelecimentos terá início em janeiro de 2026, com previsão de divulgação dos novos selecionados até o início do segundo semestre do mesmo ano. 

Formato 

Neste ano, a programação ganha novos formatos, com experiências imersivas e atividades descentralizadas em mercados e diferentes espaços urbanos de Belo Horizonte. Mais do que uma celebração da culinária, a Bienal reforça a gastronomia da capital mineira como expressão cultural, política e social, capaz de conectar território, identidade e futuro. A 2ª edição será realizada em um período marcado por datas simbólicas, que reforçam a proposta do evento. Na data da abertura, 15 de outubro, é celebrado o Dia do Professor, uma oportunidade para valorizar o conhecimento e a transmissão de saberes que também permeiam a cozinha. 

Em 16 de outubro, a programação também se alinha ao Dia Mundial da Alimentação e ao Dia Mundial do Pão, chamando atenção para temas como cultura e segurança alimentar, e a importância do alimento como patrimônio coletivo. Alunos dos cursos de Gastronomia de faculdades de Belo Horizonte irão participar da Trilha da Panificação, uma iniciativa que inclui visitas técnicas a diversas panificadoras da cidade. A atividade tem como objetivo aproximar os estudantes da rotina e dos processos produtivos do setor, promovendo a troca de experiências com profissionais da área e o fortalecimento da conexão entre formação acadêmica e mercado. 

O encerramento, em 31 de outubro, coincide com o aniversário do reconhecimento de Belo Horizonte como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, título que inspira e dá visibilidade internacional à capital mineira. 

Durante a 2ª Bienal da Gastronomia, a Belotur e o Sebrae Minas também vão promover palestras com especialistas do mercado sobre temas como empreendedorismo, gestão, inovação e cultura alimentar em negócios de alimentação, além de passeios guiados a estabelecimentos que participam do projeto Bares com Alma e a premiação dos vencedores do 1º Concurso de Quitanda e Confeitaria Mineira, dentre outras ações. 

Programação 

A programação da Bienal foi construída a partir de sete pontos condutores que norteiam toda a proposta do evento. Entre eles estão a valorização do processo colaborativo, a propagação da força do feminino, o olhar para o território do Atlântico Ibero-Americano e para o eixo sul-sul global, além da promoção do turismo gastronômico aliado a práticas sustentáveis. Também destaca a gastronomia social como instrumento de transformação de vidas e territórios, a alimentação como política pública inclusiva e criativa e a hospitalidade mineira como marca registrada da mesa belo-horizontina.