7 November 2025 -
O novo álbum do MC Shabê Furtado ganha 12 faixas inéditas que refletem características marcantes do rapper, considerado um dos principais nomes hip hop de Belo Horizonte. Intitulado “O Melhor MC de Todos Os Tempos da Rua Sinval Ladeira Neves Último Quarteirão Lado Par”, o trabalho é o segundo solo da carreira do artista e traz as suas referências à cultura pop em seus versos, assim como a ironia e o humor como recursos narrativos na abordagem de temas ácidos. O público poderá conferir o resultado do disco, ao vivo e em cores, no dia 16 de novembro, às 11h, no “Música de Domingo”.
O projeto especial do Teatro Francisco Nunes oferece ao público uma programação musical gratuita e de qualidade, que abarca as mais variadas facetas da música instrumental e cantada. O show integra a programação do Circuito Municipal de Cultura e tem entrada gratuita. Os ingressos devem ser retirados no site Sympla. Mais informações podem ser obtidas pelo site do Circuito Municipal de Cultura.
O acesso ao teatro é pelas portarias do Parque Municipal Américo Renné Giannetti: Alameda Ezequiel Dias, 300; Avenida Afonso Pena, 1.055; Afonso Pena, 1.377; Avenida dos Andradas, 787; e Rua da Bahia, 701. O Circuito Municipal de Cultura é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Odeon.
No show, Shabê vai mostrar ao público as 12 faixas que compõem o álbum, disponível nas plataformas de streaming a partir desta sexta-feira (7). O rapper estará acompanhado no palco de Heberte Almeida, Elisa de Sena, Rogério das Santas, Matéria Prima, Rafael Manteiga e Michelle Oliveira, artistas que também participam do disco. A performance também contará com a presença de Dokttor Bhu, parceiro de longa data do rapper.
A apresentação do MC Shabê Furtado também integra as celebrações pelo Dia Municipal do Hip-Hop, comemorado em 12 de novembro e instituído pela Lei 10.114/2011, em Belo Horizonte. A data marca uma série de ações que valorizam a cultura hip-hop na cidade e contam com o apoio da PBH. Uma delas é a Semana Hip-Hop de Belo Horizonte, que acontece da próxima terça-feira (11) a 17 de novembro (terça).
O evento é uma iniciativa do Fórum do Hip-Hop e mobiliza artistas, coletivos e comunidades em ações descentralizadas, que ocupam ruas, praças, palcos e centros culturais da cidade. A programação inclui atividades como a Oficina de Produção Cultural no Hip Hop (dia 11), no Centro de Referência das Juventudes); a batalha DrillinBH (dia 11), na Praça de Serviços da UFMG); a Batalha do Minas Caixa – Novembro, Mês da Resistência Negra (dia 12); o FaráOeste: A última do ano (dia 12, no Barreiro); a oficina Zoeste Breaking (dia 15); a Batalha Clandestina 031 (dia 16, no Viaduto Santa Tereza); e a Batalha do Madonna (dia 17, no Céu Azul).
Sobre Shabê Furtado
Sua obra traz referências de alguém que construiu um repertório vasto a partir do desejo pela leitura e pela arte, bem como na vivência nas ruas, transitando entre os bailes da Vilarinho, as competições de dança da discoteca Phoenix, no bairro Padre Eustáquio, até as apresentações na Praça da Estação (incluindo o Duelo de MCs) e nas festas rap do Centro da cidade. O rapper iniciou sua caminhada artística na dança ainda nos anos 90, quando fez parte do grupo de dança urbana Caçadores de Estilo.
No início dos anos 2000, lançou seu primeiro CD ao lado do amigo Maurô, também dançarino do grupo Caçadores de Estilo, trabalho que saiu pelo selo “Black White Discos” com o título “Shabê e Maurô”. Sua carreira como MC teve início mesmo em 2006, quando fez dupla ao lado do veterano Dokttor Bhu, parceria que segue até hoje.
Música de Domingo
Nascido na década de 1950, o Música de Domingo apresentou uma programação ininterrupta até 2009. O projeto especial do Teatro Francisco Nunes foi retomado em 2019, mas com a Covid-19 teve novamente suas atividades interrompidas. Intrinsecamente conectado à história de Belo Horizonte, a iniciativa voltou ao calendário cultural da cidade em setembro de 2021, com programação musical gratuita, que abarca as mais variadas facetas da música instrumental e cantada.
Entre setembro de 2022 e setembro de 2024, período em parceria com o Instituto Odeon, foram realizadas 19 edições, com público total de aproximadamente 4 mil pessoas, que receberam as atrações como “Percussão Circular convida Sérgio Pererê”, “Aline Calixto”, "Roger Deff", "Toninho Horta" e "Samba Marku".
Sobre o Circuito Municipal de Cultura
O Circuito Municipal de Cultura foi criado com o compromisso de oferecer uma programação contínua, em diversos formatos, a partir de ações descentralizadas nas nove regionais da PBH. Desde então, o projeto tem realizado shows, espetáculos cênicos, intervenções urbanas, exibição de filmes e mostras temáticas, além de atividades de reflexão e formação em diferentes linguagens artísticas, reforçando seu importante papel de fomento.
Entre dezembro de 2019, quando foi lançado, e setembro de 2025, data que marcou o fim do Ano V, o Circuito Municipal de Cultura realizou 1.150 atividades artísticas e culturais, que alcançaram um público estimado de aproximadamente 630 mil pessoas. Incluindo ações presenciais, virtuais e híbridas, a programação ocorrida durante esse período histórico do projeto movimentou a contratação de quase 7 mil artistas e profissionais técnicos da cadeia produtiva da cultura.
Circuito Municipal de Cultura
Projeto “Música de Domingo | Com show de MC Shabê Furtado
Lançamento do álbum “O Melhor MC de Todos Os Tempos da Rua Sinval Ladeira Neves Último Quarteirão Lado Par”
Quando: domingo (16), às 11h
Onde: Teatro Francisco Nunes
Acesso pelas cinco portarias do Parque Municipal Américo Renné Giannetti:
- Alameda Ezequiel Dias, 300
- Afonso Pena, 1.055
- Afonso Pena, 1.377
- Andradas, 787
- Rua da Bahia, 701
Quanto: gratuito, com retirada de ingressos no site Sympla
Classificação: livre
Circuito Municipal de Cultura nas redes
Instagram | YouTube | Facebook
