Pular para o conteúdo principal

PBH aplica vacina contra a gripe em idosos e crianças de 6 meses a 5 anos
Foto: PBH/ Divulgação

PBH aplica vacina contra a gripe em idosos e crianças de 6 meses a 5 anos

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte começa a vacinar contra a gripe, nesta terça-feira (11), os idosos de 60 a 79 anos, e as crianças entre 6 meses e 5 anos, 11 meses e 29 dias.

 

As vacinas estão disponíveis nos 152 centros de saúde da capital, em três postos extras e lojas da Drograria Araújo.

 

É importante enfatizar que a vacinação das crianças acontecerá somente nos Centros de Saúde.

 

Desde o início da Campanha de Vacinação, a PBH já convocou o público a partir de 80 anos, a população acamada e residente nas instituições de longa permanência, as gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), além dos imunossuprimidos e os trabalhadores da área da saúde.

 

Os demais grupos definidos pelo Ministério da Saúde como público prioritário para receber a vacina contra a gripe serão convocados ao longo das próximas semanas. A campanha vai até 31 de maio.

 

A vacinação contra a gripe tem como objetivo reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. O imunizante é trivalente e protege contra três cepas do vírus da influenza (H1N1, H3N2 e vírus influenza B). É importante reforçar que não há contraindicação em tomar, no mesmo dia, a vacina da gripe e outros imunizantes, como a vacina da covid-19.

 

Para receber a vacina é necessário apresentar documento de identidade e cartão de vacina. As puérperas devem apresentar documento como certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros. Os trabalhadores da saúde devem apresentar documento que comprove a atividade assistencial em serviços de saúde.

 

Para se vacinar, as crianças devem estar acompanhadas de pais ou responsáveis e apresentar, preferencialmente, o documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF e cartão de vacina.