Pular para o conteúdo principal

Parques da cidade recebem pais e estudantes na Festa da Família
Marcelo Martins/PBH

Parques da cidade recebem pais e estudantes na Festa da Família

criado em - atualizado em

Um momento para reunir família, estudantes e professores em um ambiente onde a natureza é parte da festa. Assim foi o último sábado (13) em onze diferentes parques da cidade administrados pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica. Escolas Municipais públicas e privadas promoveram a chamada “Festa da Família” e reuniram milhares de pessoas em parques como Lagoa do Nado, Renato Azeredo, Primeiro de Maio, Amilcar Vianna, Nossa Senhora da Piedade, Jacques Cousteau, Cássia Eller, Aggeo Pio Sobrinho e Ecológico da Pampulha, reconhecidos pela população como importantes patrimônios ambientais da cidade. A festa contou com shows diversos, práticas esportivas, brincadeiras e muita interação entre crianças e adultos.  

Elizabeth Aparecida da Silva é diretora da Escola Municipal de Educação Infantil – Emei Elos, que fica no Bairro São Paulo, região Nordeste da capital, e participou ativamente da promoção da Festa da Família no Parque Guilherme Lage. Para ela este é um momento importante na melhoria do relacionamento com a comunidade escolar, mas também fundamental na interação dos moradores com os parques da cidade. “Optamos sempre pelo Parque Guilherme Lage por ser um parque da comunidade. A comunidade já usufrui dos benefícios naturais que o local oferece durante a semana, é um local de fácil acesso e favorece essa participação efetiva e massiva das pessoas. As famílias são moradores do entorno e frequentam o parque. É possível usar melhor e aproveitar esses recursos naturais”, explicou Elizabeth. A Emei Elos tem 350 alunos na educação infantil. 

Para Gabriel Batista, tio de aluno da Emei, utilizar os parques para um encontro desses é fundamental. “Eu acho muito importante e faz muita falta esse tipo de evento em parques. É preciso tirar um pouco as crianças das telas e proporcionar pra eles mais brincadeiras em áreas verdes. Isso faz muita falta na infância”, afirmou Gabriel. 

Segundo o técnico em mecânica, Wanderley Alcântara, a Festa da Família nos parques amplia a convivência entre pais e professores. “A gente consegue interagir melhor com o pessoal da escola e com os alunos em um ambiente bem agradável que é o parque”, afirmou Wanderley que é pai de aluna da Escola Municipal de Educação Infantil – Emei São Marcos, que tem 305 alunos. “A escola não trabalha só com aluno, trabalha com família, com comunidade escolar. E o parque é um espaço da comunidade que precisa ser ocupado. A gente gosta dessa parceria, que faz nosso trabalho ir pra frente e extrapolar os muros da escola”, disse Carolina Landim, diretora da Emei São Marcos. Nos próximos finais de semana do mês de abril, outros parques receberão Festas da Família organizadas por outras escolas da capital.

Uso dos parques 

Os Parques e a Zoobotânica são frequentemente utilizados para realização de eventos, sejam atividades educativas, de lazer, esportivas, culturais ou até particulares, como casamentos ou pequenas comemorações de aniversário. Para receber orientações sobre como viabilizar seu projeto de evento nas unidades da FPMZB, envie um e-mail para eventosparques@pbh.gov.br com algumas informações como nome do evento, nome do parque e local do parque onde pretende realizar o evento, infraestrutura que será montada, data e horário de realização, entre outras. Para saber mais acesse o Portal da PBH.