4 December 2025 -
Belo Horizonte passa a ter oficialmente mais um espaço verde para convivência, lazer e educação ambiental. Nesta quinta-feira (4), o prefeito Álvaro Damião assinou decreto que oficializa a transformação do antigo Centro de Vivência Agroecológica do Bairro Coqueiros (Cevae Coqueiros) no Parque Municipal Coqueiros, localizado na Rua Eneida, 635, no Bairro Coqueiros. Atualmente, a capital conta com 80 parques municipais em diferentes regiões, totalizando 7.911.509,38 metros quadrados de área verde.
O prefeito destacou a importância da participação popular e da parceria com o Legislativo para tornar o projeto realidade. “Transformar o Cevae em um parque municipal era um sonho, que está sendo realizado. Agradeço aos moradores por não abandonarem este espaço. Se não fosse a comunidade, o Cevae já estaria completamente abandonado. O parque é fruto da força e da esperança de todos”, afirmou.
A mudança representa um avanço significativo para a região, que há anos conta com a participação ativa da comunidade na preservação e no uso responsável do espaço. Com a formalização como parque municipal, a área passa a integrar o conjunto de unidades de conservação urbanas da capital, ampliando as possibilidades de uso público.
O presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, Gelson Leite, também destacou a participação dos moradores na revitalização do local. “O envolvimento da comunidade, que já atua de forma organizada em atividades de plantios, saúde, lazer, cultura, preservação e uso coletivo do espaço, será mantido e fortalecido. Essa participação popular continuará sendo fundamental, estimulando o senso de pertencimento e o uso responsável da área”.
Revitalização das áreas de uso público
O local foi completamente revitalizado em 2024 e teve suas estratégias de segurança ampliadas, além de ganhar novas áreas e atrativos para a convivência familiar. As melhorias tiveram um custo total de aproximadamente R$ 750 mil.
Entre as intervenções executadas, estão a reforma geral das edificações da Casa Azul; instalação de bebedouros, execução de rota acessível com rampas interligando a construção, seus cômodos e seu entorno; ampliação da área coberta por telhado; recuperação de toda a rede hidráulica e elétrica; execução de jardineiras e paisagismos e construção de área de playground (incluindo brinquedo acessível) com piso emborrachado e de equipamentos de alongamento (incluindo aparelho acessível).
Também foi feira instalação de mobiliários urbanos no entorno da Casa Verde (lixeiras, mesas de jogos incluindo um conjunto acessível, bebedouro de bica acessível e bancos), instalação de sinalização geral no espaço, demolição de muro de divisa e substituição por cercamento telado para melhoria da segurança, construção de passeio e plantio de vegetação variada.
Os recursos aplicados na reforma foram provenientes de medida compensatória, porém o espaço também recebeu, em 2023, outras melhorias significativas com recursos próprios da PBH, como a instalação de uma guarita móvel na portaria (o que ampliou a área de atuação da vigilância do local), a construção da pista de skate e a recomposição do cercamento na área próximo à chamada Casa Azul, espaço destinado a reuniões, cursos e oficinas.