Pular para o conteúdo principal

Museus do Centro já tem programação de Carnaval
Foto: Acervo MUMO

Museus do Centro já tem programação de Carnaval

criado em - atualizado em

Se depender dos equipamentos municipais localizados no Centro da cidade, já é Carnaval! Na programação de fevereiro, destacam-se as atividades que convidam o público a uma preparação para os festejos, por meio de oficinas criativas, sessões de cinema, lançamento de catálogo de exposição, brincadeiras e cortejo que ocupam o Museu da Moda (MUMO), o Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte (MIS BH) e o Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB).

Todas as ações são gratuitas e realizadas pelo projeto “Museus Centro – o percurso da memória de Belo Horizonte”, uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e o Viaduto das Artes. O projeto busca fortalecer as ações do Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB), Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte (MIS BH) e Museu da Moda (MUMO). A programação completa pode ser consultada no Portal Belo Horizonte.

No MUMO, a principal inspiração nas atividades de Carnaval é a exposição de longa duração do museu “Clara Nunes - Eu sou a tal mineira”. A artista que, além de encantar pela voz, já brilhou como “Rainha da Guarda Civil”, "Rainha dos Músicos 68" e "Rainha do Carnaval de BH", em 1964. Ao longo do mês, serão realizadas oficinas de artefatos carnavalescos, sessões temáticas de cinema e muito mais.

Em 12 e 13 de fevereiro, às 19h, o destaque é a Sétima Arte com a realização do “Cine MUMO: Samba, Carnaval e Clara”, que convida o público a entrar no clima de folia por meio do audiovisual. No dia 12, serão exibidos os filmes “A Tal Guerreira”, “Carioca, suburbano, mulato e malandro - João Nogueira” e “O Carnaval de Belo Horizonte por Léo de Jesus”. Após a sessão, acontece um bate-papo com Marlon de Souza Silva e Léo de Jesus, com mediação de Victor Louvisi. Já no dia 13, está programada a exibição de “Roda”, com comentários de Marcos Maia e mediação de Victor Louvisi. Ambas as sessões são abertas ao público, por ordem de chegada e sujeito à lotação.

O folião já pode começar a preparar o look da festa na “Oficina de tiara de Carnaval”, ministrada por Ana Andrade e Guilherme Avelino, que acontece em 15 de fevereiro, em duas sessões: às 10h e às 15h. Clara Nunes, que foi a Rainha do Carnaval de Belo Horizonte de 1964, eternizou em seu visual as tiaras e adereços de cabeça pelos desfiles e palcos do país. Inspiração para o público que terá acesso a materiais diversos para deixar a criatividade rolar solta e criar seu próprio enfeite de cabeça. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail educativo.mumo@pbh.gov.br e a classificação é livre.

Para abrir alas com muita cor e beleza para o Carnaval passar, a artista visual e educadora Clara Assumpção ministra a “Oficina de Estandartes”, na qual propõe aos participantes que façam uma experimentação nesse formato de flâmula, tão simbólica das festas populares. A atividade acontece no dia 22, às 14h30, e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail  educativo.mumo@pbh.gov.br. A classificação é de 10 anos.

Um dos pontos altos da programação é o lançamento, no dia 25, às 19h, do catálogo da exposição “Clara Nunes - eu sou a tal mineira”, com show-tributo da artista Laura Souza. Por meio de um acervo precioso de figurinos meticulosamente preservados, a exposição em cartaz oferece ao público uma experiência imersiva na trajetória de Clara Nunes. Já o catálogo registra e ilumina a pesquisa que norteou a construção da mostra, reunindo roupas, adereços, fotografias e documentos que convidam o público a embarcar na rica trajetória artística da cantora, com uma seleção carregada de significados. O evento é aberto ao público em geral.

Para marcar o lançamento, a exposição também ganha uma sinalização externa toda especial, vestindo a fachada do MUMO, o único museu do país dedicado exclusivamente à moda. Com uma arte em grandes dimensões, a imagem da cantora não apenas convida o transeunte a entrar, assim como busca inspirar os foliões que irão lotar as ruas do centro de BH.

Nos dias 26 e 28, às 18h, o MUMO se transforma no ponto de encontro do Carnaval. A “Estação MUMO” convida os foliões que querem sair do trabalho e se jogar na festa a dar uma passadinha no museu e se enfeitar numa Estação de Maquiagem carnavalesca para abrilhantar ainda mais o Carnaval de Belo Horizonte. A participação será mediante distribuição de senhas.
 

Programação do MIS BH une audiovisual e Carnaval

A agenda de fevereiro no MIS BH inclui ainda a “Oficina Meu Banner, Minhas Regras”, no dia 22, das 14h às 15h30. A atividade se inspira nas criações de Décio Noviello, artista plástico multilinguagens que, nos anos 70, produziu a ornamentação do Carnaval de rua de BH, inovando com suas obras arrojadas e monumentais. Partindo do registro audiovisual, a equipe educativa do MIS BH convida os visitantes a produzirem obras inspiradas neste icônico artista mineiro, por meio de uma produção performática de banners. Inscrições pelo e-mail educativo.mis@pbh.gov.br.

Em total sintonia com a história do espaço e com seu acervo, o MIS BH oferece, de 12 a 14 de fevereiro, das 18h30 às 20h, a oficina “Do Rádio ao Podcast”, com Angelo Dias, que aborda desde o surgimento do rádio, passando pela web rádio e chegando ao formato do podcast. O objetivo principal da atividade é a instrução na criação, gravação, edição e disponibilização de um podcast, fazendo com o que os participantes vivenciem todo o processo de produção de um produto no formato. Serão disponibilizadas 20 vagas e inscrições devem ser feitas pelo e-mail educativo.mis@pbh.gov.br . A classificação é 16 anos.

MHAB celebra 82 anos

O público é convidado para a mostra “O Poeta Abílio Barreto”, que será inaugurada no dia 15, às 18h, na Biblioteca do Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB). A mostra, que comemora os 82 anos do MHAB, tem curadoria da poeta e pesquisadora Simone Teodoro Sobrinho e reúne documentos do arquivo privado de Abílio Barreto (1883-1959) que destacam sua relação com a escrita poética.

São 22 documentos, selecionados entre centenas, que vão desde exemplares de seu livro de versos de mais sucesso, Cromos (1924), passando por manuscritos de outras obras, cartas de crianças que o admiravam como poeta, textos de críticos literários publicados em jornais, notas contábeis de venda de livros e correspondências de autores famosos à sua época, como o carioca João do Rio.

No mesmo dia da abertura da mostra, a partir das 19h, a celebração à poesia continua com a apresentação do “Coletivoz Sarau de Periferia”, ponto de referência cultural da periferia do Barreiro, que desde 2008 promove saraus, oficinas, lançamentos de livros e EP's por meio da poesia falada com grande relevância na literatura marginal.

O grupo convida poetas participantes do livro “Histórias e Memórias de Poesia para Mesa de Bar” (2023), realizado em comemoração dos 15 anos do sarau, para somarem homenagens (in memorian) a Katia Leal de Sena. Além da apresentação do livro, haverá um pocket show de Nilo Ybyraporã, poeta e músico belo-horizontino que traça na palavra as deambulações de seu corpo-rio, do mundo ao seu redor.

Ainda dentro da programação de aniversário do MHAB, no dia 22, às 10h, o professor, doutor e padre Mauro Luiz da Silva realiza palestra e lançamento do livro “Largo do Rosário - Do Arraial dos Pretos à Cidade dos Brancos”. Coordenador e curador do Muquifu (Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos), Padre Mauro compartilha na obra sua pesquisa que aborda as transformações históricas e socioculturais do Largo do Rosário, um espaço relevante para a memória negra na capital mineira.

Além da mostra, a agenda no MHAB está repleta de opções de oficinas para os visitantes em fevereiro. A maior parte das oficinas é voltada para o público infantil, sendo necessário o acompanhamento de pais ou responsáveis e as vagas são limitadas com a participação por ordem de chegada. Para mais informações basta enviar um e-mail para educativomhab@pbh.gov.br.

Os visitantes poderão, no dia 13, entre 14h30 e 16h30, participar da “Oficina de Personagens em Carimbos”, que propõe, por meio da técnica do carimbo de e.v.a, o exercício de criação e o desenvolvimento de personagens indispensáveis à vida na cidade. A classificação é livre.

No dia 16, das 10h30 às 12h30, acontece a “Oficina de Pintura Invisível”, que propõe ao público que se surpreenda por meio da criação de imagens secretas de cenas da cidade com revelação surpresa. A atividade é voltada para crianças a partir de 6 anos.

A programação tem sequência nos dias 20 e 27, de 14h30 às 16h30, quando o MHAB celebra a memória do Carnaval e convida crianças, jovens, adultos e idosos para a produção de máscaras carnavalescas. A referência será a dos antigos bailes de Belo Horizonte e as tradicionais Escolas de Samba, trazendo encanto a quadras, ruas e clubes da cidade. A produção contará com diversos materiais, incluindo elementos naturais coletados pelo jardim do museu. Participação por ordem de chegada e classificação a partir de 6 anos.

No dia 23, das 10h30 às 12h30, será oferecida ao público a oficina "Criação de Fanzine Divertido", na qual os participantes terão a possibilidade de montar um fanzine com imagens da fauna que habita o jardim do MHAB. A atividade é voltada para crianças a partir dos 8 anos.

Endereços

Museu da Moda: Rua da Bahia, 1.149 - Centro

Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte:  Avenida Álvares Cabral, 560 - Lourdes

Museu Histórico Abílio Barreto: Avenida Prudente de Morais, 202 - Cidade Jardim