5 August 2025 -
Na programação de agosto, os Museus do Centro convidam o público a mergulhar em trabalhos de artistas que colocam a cidade no foco de suas criações. O Museu da Moda (Mumo), o Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte (MIS BH) e o Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB) abrigam ao longo do mês exposições e oficinas de formação que enfatizam a produção artística local. Além disso, as atividades previstas para o período ressaltam a vocação desses espaços como referências não apenas para a valorização de seus acervos, mas também para a formação em diversas áreas e linguagens artísticas.
Crianças, jovens e suas famílias também serão contempladas na programação do mês, com diversas atividades, entre elas caminhada e visitas mediadas, show musical, brincadeiras, exibição de filmes e muito mais. Todas as atrações são gratuitas e são realizadas pelo projeto “Museus Centro – o percurso da memória de Belo Horizonte”, uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e o Viaduto das Artes. O projeto busca fortalecer as ações do MHAB, MIS BH e Mumo. A programação completa pode ser consultada no Portal Belo Horizonte.
O Museu Histórico Abílio Barreto realiza neste sábado (9), às 16h, a abertura da exposição “Beagá Decô e Gráfica: do papel à cidade ao papel”, de Fernanda Goulart, que traz o olhar gráfico e afetivo da artista e pesquisadora sobre a arquitetura art déco não monumental de Belo Horizonte. Fruto de uma pesquisa que já dura mais de uma década, desdobrando-se em mapeamentos e experimentações visuais, o trabalho atual dá visibilidade a um patrimônio muitas vezes esquecido: fachadas residenciais singelas, cores e traços geométricos que marcam o cotidiano da cidade, criados por mãos anônimas e ofícios quase extintos.
A mostra propõe um mergulho na memória gráfica do período art déco em Belo Horizonte por meio de colagens, novas composições e interpretações gráficas. Ao transformar fragmentos arquitetônicos em linguagem visual, “Beagá Decô” convida o público a redescobrir a cidade pelos olhos da arte, do design e da cultura material, ativando novas possibilidades de leitura e preservação do urbano. A mostra fica em cartaz até dezembro e estará aberta à visitação de quarta a domingo, das 10h às 18h.
Outro destaque da programação é o projeto Museu Aberto, que transforma os finais de semana no MHAB em um espaço ativo de encontros, criação e aprendizado. Idealizado e conduzido pelo Educativo do Museu, o projeto busca fortalecer o vínculo com o território e manter o diálogo constante com a comunidade por meio de ações regulares. Estão previstas as ações “Jogo da Memória: BH Ontem e Hoje”, no dia 24, e Fotografia Guiada, no dia 31. Todas as atividades acontecem aos domingos, das 10h30 às 12h30, e têm classificação livre.
O MHAB dá ainda sequência ao Circuito de Caminhadas, inspiradas no acervo do museu e que revelam histórias, memórias e as muitas transformações que moldaram Belo Horizonte ao longo do tempo. Um convite para descobrir a cidade passo a passo, em boa companhia e por novos ângulos. Neste mês, a caminhada será no dia 31 de agosto, das 10h às 12h30, com o tema “Poluição urbana no hipercentro de Belo Horizonte: dos manejos dos resíduos aos excessos visuais e sonoros”. A classificação é 14 anos e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail educativomhab@pbh.gov.br.
- Laboratório de roteiro, noite de cineclube e exposição
A mostra “Cidade-Jardim”, de Bárbara Lissa e Maria Vaz, abre, neste sábado (9), a programação do mês no MIS BH. Por meio de fragmentações e deslocamentos de imagens de arquivos públicos e privados e de textos jornalísticos e poéticos, a série questiona os modos com que humanos se relacionam com as árvores, seja em espaços públicos ou em jardins domésticos. A exposição fica em cartaz até 6 de setembro e pode ser visitada de quarta a sábado, das 10h às 18h. No dia da abertura da mostra, às 10h, será realizado um encontro com as artistas, que farão uma visita mediada à exposição e uma conversa com o público a respeito do trabalho e do processo de criação.
No dia 13 de agosto (quarta-feira), das 19h às 21h30, acontece mais uma edição do “CineMis apresenta: Cineclube Cidadelas”, cineclube dedicado à exibição e discussão de filmes realizados por mulheres mineiras. As sessões serão mediadas por Juliana Gusman e Amanda Borges. Serão exibidas as produções “A Primeira Perda da Minha Vida”, de Inês Peixoto (24 min), “Marambé”, de Fernanda Salgado (21 min), e “Angela”, de Marília Nogueira (15 min). A classificação é 18 anos.
O MIS BH segue valorizando a formação no campo do audiovisual e, neste mês, oferece o “Laboratório de roteiro”, com Affonso Uchôa, nos dias 14, 21 e 28 de agosto, sempre às quintas-feiras, das 19h às 22h. Reunindo atividades teóricas e exercícios práticos, a oficina irá tratar o roteiro na sua dimensão conceitual e histórica (origens e definições do roteiro), assim como formal (organização da história no formato roteiro). Os alunos também irão realizar exercícios práticos para desenvolver um roteiro de curta-metragem.
Affonso Uchôa é cineasta, diretor de filmes como “A Vizinhança do Tigre” (2014) e “Sete Anos em Maio” (2019), e também codiretor do filme “Arábia” (2017). Seus filmes foram exibidos em diversos festivais pelo mundo, dentre eles os Festivais de Roterdã (Holanda), Viennale (Áustria), Festival de Toronto (Canadá), Visions du réel (Suíça), Mostra de Tiradentes (Brasil) e Festival de Mar del Plata (Argentina). A oficina é voltada para o público adulto e as inscrições devem ser feitas via formulário.
A programação do MIS BH prevê ainda a atividade “Foto Pintura”, que se inspira na tradição dos lambe-lambes, na pintura manual de películas e na arte fotográfica, no dia 23 de agosto, das 14h às 16h, e “Show musical com Drica Mitre”, fazendo um tributo à força feminina na música brasileira, no dia 29 de agosto, a partir das 19h.
- Arte têxtil
A programação de agosto no Museu da Moda começa com a visita mediada à exposição “Clara Nunes - eu sou a tal mineira”, em cartaz no espaço e que reúne um acervo de figurinos, adereços e documentos que contam a história da cantora mineira que virou um ícone da música brasileira. A atividade acontece neste sábado (9), às 14h30, com classificação livre e distribuição de senhas 15 minutos antes.
A formação também está em foco no Mumo. No dia 23, das 10h às 17h, acontece a oficina “Editorial de Moda: da maquiagem à produção sustentável”, com Jéssica Luiza Cardoso, na qual os participantes irão explorar a criatividade na produção de moda a partir de peças de brechó, promovendo a moda sustentável e circular ao criar looks únicos. Os participantes aprenderão sobre styling e maquiagem para editorial, transformando peças usadas em produções de impacto. O resultado final será registrado em fotografia, valorizando a expressão artística. A atividade é voltada para pessoas acima de 15 anos e as inscrições devem ser feitas previamente via formulário (Link).
No dia 30 de agosto, o Mumo realiza a oficina “Bordado em imagem”, com Lívia Barbosa, das 14h às 18h, na qual os participantes irão aprender a bordar flores simples, inspiradas na coroa de flores da lendária Clara Nunes. Com a imagem impressa no tecido, cada participante poderá criar sua própria obra usando a criatividade. A classificação é de 10 anos e as inscrições devem ser feitas via formulário (Link).