1 August 2025 -
Inspirada pela potência cultural do Movimento Manguebeat e pela obra de Chico Science e Nação Zumbi, a Trupe Circus leva ao palco do Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado o espetáculo “Circo Science – Do Mangue ao Picadeiro”, que homenageia os 30 anos do álbum Da Lama Ao Caos e o impacto transformador do movimento na música e na identidade brasileira. A apresentação acontece na próxima quinta-feira (7), às 20h.
A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados no Sympla ou na bilheteria do Teatro duas horas antes do espetáculo. A programação completa dos teatros municipais pode ser consultada no Portal Belo Horizonte.
O espetáculo aborda o Movimento Manguebeat tendo Chico Science como principal porta-voz e reflete sobre como, mesmo após trinta anos, as juventudes periféricas de Recife seguem em sintonia com esse movimento e suas formas de expressão. Assumindo com orgulho suas identidades como pessoas pobres, pretas e periféricas, esses jovens mostram criatividade e potência em seus modos de ser, agir e se reunir. Ao ocupar espaços e afirmar sua existência, combatem o preconceito e o etnocídio que historicamente os marginalizam, reivindicando reconhecimento a partir de suas próprias narrativas e potencialidades.
É nesse contexto que nasce “Circo Science – Do Mangue ao Picadeiro”, espetáculo da Trupe Circus inspirado na força e ousadia da música de Chico Science. A montagem propõe um movimento coletivo, que expressa resistência e existência por meio de números circenses tradicionais e contemporâneos, construídos a partir de uma intensa pesquisa dramatúrgica, técnica e estética.
Com foco na identidade cultural pernambucana, nordestina e brasileira, o espetáculo se apresenta como um manifesto carregado de sentimentos. Ao mesmo tempo em que denuncia as desigualdades sociais vividas em Recife e em todo o país, a obra valoriza as expressões da cultura popular recifense, herança e combustível do Manguebeat, que uniram tradição e tecnologias contemporâneas.
Desde o início de sua trajetória, a Trupe Circus tem se destacado pela criação de espetáculos com alta performance técnica, dramaturgia própria e estética inovadora. O grupo já realizou temporadas, circulações e participou de festivais e eventos locais, nacionais e internacionais. Formado por jovens negros e negras das periferias do Recife, incluindo mulheres, homens cis e integrantes da comunidade LGBTQIAPN+, o coletivo valoriza o autorreferenciamento como forma de vida e trabalho. Essa postura marca as pautas que orientam sua atuação: o reconhecimento da cultura afrodiaspórica e a afirmação de existências diversas dentro das artes cênicas brasileiras.
Serviço
Espetáculo “Circo Science - Do Mangue Ao Picadeiro” | Trupe Circus
Duração: 60 minutos | Classificação Indicativa: 10 anos
Data: Quinta-feira (7), às 20h
Ingressos: gratuitos no site Sympla ou na bilheteria do teatro a partir de duas horas de antecedência.
Local: Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado (Rua Leonil Prata S/N - Alípio de Melo)