Pular para o conteúdo principal

Cine Santa Tereza e Centro Cultural Vila Marçola recebem mostra de cinema experimental
Foto por Victor Vieira

Cine Santa Tereza e Centro Cultural Vila Marçola recebem mostra de cinema experimental

criado em - atualizado em

O Cine Santa Tereza e o Centro Cultural Vila Marçola recebem, de 5 e 10 de agosto, a 3ª edição do FENDA – Festival Experimental de Artes Fílmicas. O evento reúne uma intensa programação de mostras de cinema, performances audiovisuais, oficinas, debates e sessões voltadas ao público infantil, valorizando o cinema experimental e os formatos analógicos, como o Super 8 e o 16mm.

A abertura oficial do Festival acontece no Centro Cultural Vila Marçola (Aglomerado da Serra, na região Centro-Sul), no dia 5 (terça-feira), a partir das 19h, com performances artísticas. As sessões de cinema acontecem no Cine Santa Tereza (de 6 a 10), com ingressos gratuitos retirados antecipadamente no site Sympla ou na bilheteria do cinema antes da sessão, conforme disponibilidade. A programação completa do Festival pode ser consultada no Portal Belo Horizonte.

O Centro Cultural Vila Marçola recebe a abertura do 3º FENDA com uma performance inédita do poeta Ricardo Aleixo, ao lado do músico Ajitenà Marco Scarassatti. O espetáculo estabelece um diálogo entre poesia, música e cinema a partir da obra da cineasta, antropóloga e escritora afro-estadunidense Zora Neale Hurston, marcando o início das atividades com uma proposta interdisciplinar e sensorial.

A partir do dia 6 de agosto (quarta-feira), a programação do Festival segue no Cine Santa Tereza com sessões diárias a partir das 16h30. A edição deste ano do FENDA tem como tema a “intempestividade”, um convite a experiências que subvertem a lógica linear do tempo e misturam passado e presente por meio de obras que atravessam diferentes épocas, suportes e linguagens. Ao todo, o festival apresenta seis mostras principais, com curadorias que buscam tensionar as fronteiras entre imagem, som, performance e tecnologia.

Na mostra “Visões”, o público terá contato com o trabalho de três artistas de destaque internacional: a alemã Helga Fanderl, com sessões em Super 8 que só podem ser exibidas presencialmente; a hispano-venezuelana Elena Duque, com obras que combinam animação e colagem em 16mm; e a brasileira Moira Lacowicz, cuja pesquisa gira em torno da manipulação direta de películas.

A programação inclui ainda as mostras “Horizontes”, com performances inéditas de artistas de Belo Horizonte; “Intempestivas”, com sessões temáticas que dialogam com diversas épocas e estilos; além das mostras competitivas de curtas-metragens, uma internacional e outra dedicada a produções de artistas da capital mineira. Esta última tem curadoria formada por jovens de escolas públicas e projetos sociais da cidade.

Outro destaque da programação é a sessão infantil “Cinema 3/99: Comer com os olhos”, realizada em parceria com o Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona, que trará filmes para os pequenos com curadoria da espanhola Gloria Vilches, especialista em cinema experimental para crianças, em parceria com Elena Duque.

Serviço
FENDA – Festival Experimental de Artes Fílmicas – 3ª edição
De 5 a 10 de agosto

Abertura Oficial
Performance do poeta Ricardo Aleixo e do músico Ajitenà Marco Scarassatti, em diálogo com a obra de Zora Neale Hurston

Data: 5 de agosto (terça-feira), às 19h

Local: Centro Cultural Vila Marçola (Rua Mangabeira da Serra, 320 – Vila Marçola)

Entrada gratuita

Sessões de Cinema | Oficina | Performance
Data: 6 a 10 de agosto

Local: Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89, Praça Duque de Caxias – Santa Tereza)

Entrada gratuita: retirada de ingressos pela plataforma Sympla ou 30 minutos antes de cada exibição na bilheteria do cinema, conforme disponibilidade.