Pular para o conteúdo principal

 Menos poluição: em 2020, emissões de Gases de Efeito Estufa caem 23% em Belo Horizonte
Foto: PBH/Divulgação

Menos poluição: em 2020, emissões de Gases de Efeito Estufa caem 23% em BH

criado em - atualizado em

As emissões de gases de efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global, caíram 23% em Belo Horizonte, na comparação com 2019. No setor de transportes, a queda nas emissões foi de 29% em igual período. Os dados compõem o 5º Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) em 2020, disponível para consulta neste link

 

Belo Horizonte é a primeira capital do país a apresentar estudo de emissões de GEE levando em conta os efeitos da pandemia da Covid-19. A quarta atualização do documento tem ainda a evolução das emissões no período de 2009 a 2020. 

 

“Essa entrega é mais uma ação realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, no contexto das celebrações da Semana do Meio Ambiente. É a partir deste diagnóstico que vamos continuar executando políticas públicas que possam reduzir nossas emissões e, ao mesmo tempo, alinhar desenvolvimento econômico com preservação do meio ambiente. Com a pandemia, outro desafio é a conexão entre políticas públicas sanitárias e ambientais, pois a crise mostrou que saúde e meio ambiente são indissociáveis”, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Werneck. 

 

Os resultados podem estar associados, principalmente, à redução da atividade econômica no período da pandemia da Covid-19, iniciada em março de 2020, que impôs isolamento social e o fechamento de atividades não essenciais em vários períodos ao longo do ano. No entanto, segundo o relatório, o esforço do poder público em executar políticas para reduzir os níveis de poluição deve ser considerado. 

 

Os municípios têm papel fundamental na implantação de políticas públicas de mitigação e adaptação em relação às mudanças climáticas, uma vez que muitas maneiras de reduzir as emissões de GEE e os seus efeitos sob o aquecimento global estão em sua competência de atuação e planejamento – e é o que Belo Horizonte vem fazendo. 

 

“Projetos de reflorestamento em áreas degradadas, investimento em eficiência energética, aproveitamento de resíduos sólidos, incentivo ao uso de energia renovável e à conservação de áreas naturais, são alguns exemplos de ações locais que já contribuem para a redução das emissões na terceira capital do país, independentemente do cenário atual de pandemia”, afirma Dany Silvio Amaral, secretário executivo do Comitê Municipal de Mudanças Climáticas e Ecoeficiência (CMMCE), órgão colegiado responsável pela mobilização, construção de critérios e validação do documento. 

 

Entender as fontes dessas emissões nas cidades e nos países é a chave para o planejamento de ações de enfrentamento às mudanças climáticas. Daí a importância de se realizar o inventário de emissões, que segue protocolos internacionais de avaliação e é calculado a partir do perfil das emissões diretas e indiretas de gases de efeito estufa no município. 

 

De acordo com o levantamento, as emissões totais de GEE em 2020 mostram uma redução de 23% em relação a 2019. O setor “Fontes Estacionárias de Energia”, que inclui o consumo de energia elétrica e a queima de combustíveis nos segmentos residencial, industrial, comércio e serviços, apresentou redução de 10% de emissão de GEE na comparação com 2019. 

 

Já o setor “Resíduos” registrou recuo de 21% na emissão de gás de efeito estufa de 2020 em relação a 2019. O setor “Transporte”, responsável pela maior parte das emissões totais, teve queda de 29%, em relação a 2019, sendo fortemente impactado pelas medidas sanitárias impostas devido ao combate ao Covid-19.