4 July 2024 -
Para ampliar a cobertura vacinal de crianças entre 0 e 5 anos, desde maio a Prefeitura de Belo Horizonte vem promovendo uma grande ação de imunização nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) da capital. Até o fim de junho, cerca de 42,1 mil doses de vacinas foram aplicadas. Além de aumentar a proteção contra a gripe, os alunos tiveram as cadernetas atualizadas com doses contra covid-19, poliomielite, febre amarela, sarampo, rubéola, caxumba, varicela, meningite, entre outros imunizantes que fazem parte do Programa Nacional de Imunização.
Os trabalhadores das escolas também puderam atualizar o cartão de vacinação, principalmente com o reforço, excepcional e temporário, da vacina contra a coqueluche. Neste ano, Belo Horizonte já confirmou 19 casos da doença. Para o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias, essa ação segue sendo indispensável para ampliar as coberturas vacinais da cidade.
"Levar nossos profissionais até as escolas para avaliar e atualizar as cadernetas é mais uma ação estratégica da Prefeitura para alcançar melhores resultados e garantir a saúde da população. Contamos com a conscientização de pais e responsáveis para nos apoiar em mais essa oportunidade”, disse o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias.
Podem receber as vacinas nas escolas, exclusivamente, os alunos que apresentarem a autorização preenchida e assinada pelos pais, mães ou responsáveis legais. Além disso, é muito importante a apresentação do cartão de vacinação para a devida atualização, se necessário, além do CPF e documento de identificação com foto.
As vacinas também seguem sendo disponibilizadas em todos os 152 centros de saúde do município e no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante. Os endereços e horários de funcionamento estão disponíveis no portal da Prefeitura.