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Inclusão digital aproxima o cidadão dos serviços on-line da PBH
Divulgação/PBH

Inclusão digital aproxima o cidadão dos serviços on-line da PBH

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte já disponibiliza mais de 1 mil serviços digitalizados no Portal de Serviços ou no PBH App, disponível para download em Android ou IOS. Esse movimento de engajamento com a transformação digital do serviço público torna mais fácil o relacionamento entre o cidadão e a administração, possibilitando que as solicitações sejam feitas e acompanhadas sem que o morador enfrente filas, se desloque e aconteçam a qualquer momento. 

Muito mais que apenas digitalizar os serviços, a Prefeitura ainda se preocupa em garantir que a população tenha acesso a essa tecnologia. Por meio do Programa de Inclusão Digital, o cidadão belo-horizontino tem acesso a equipamentos, conectividade e capacitação em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Entre os mais de 20 cursos gratuitos está a oficina Aprendendo a Usar Celular e Aplicativos, focada no ensino do uso dessas ferramentas, redes sociais e solicitações on-line, especialmente as realizadas nos canais da PBH.

Com 40h de carga horária, a oficina conta com turmas ativas em 7 das 10 regionais da capital, garantindo aos participantes maior intimidade e autonomia sobre novas tecnologias e ferramentas essenciais atualmente, como o GOV.BR e aplicativos de mobilidade. Em uma das turmas, realizada na regional Barreiro, os alunos contam com aulas ao ar livre, identificando problemas reais da localidade e aprendendo a demandar o serviço mais adequado a partir do PBH App. “Para os alunos, foi uma descoberta positiva, porque muitos não sabiam que existia essa plataforma de solicitações de serviços disponível na prefeitura, onde o cidadão pode fazer suas reclamações e realizar solicitações. Observei que eles ficaram sabendo pelo menos um pouco mais sobre a prefeitura e seu funcionamento, se sentiram mais próximos da administração, o que é muito importante”, destacou o professor Hébio Camargo, que atende a turma voltada para idosos no Instituto Alice Pocahontas – IPA. 

No portal e no PBH APP, o cidadão conta com várias demandas que ajudam a aprimorar o funcionamento da cidade, como solicitação de poda de árvores, capina, denúncia de poluição sonora ou lote vago, sujo e mal conservado e reclamação do transporte coletivo, além disso é possível acompanhar resultados de exames, checar os horários e dias de coleta de lixo, entre outros. O morador pode ainda avaliar a qualidade do Portal e enviar sugestões, podendo ser direcionado também para outras formas de contato neste link.  

As inscrições para as qualificações gratuitas podem ser realizadas on-line ou presencialmente na Unidade de Inclusão Digital da Prodabel, Rua José Clemente Pereira, 440, Bairro Ipiranga, com atendimento das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. 

Confira onde a oficina Aprendendo a Usar Celular e Aplicativos está sendo realizada:

•    Noroeste
•    Centro de Referência da Pessoa Idosa – CRPI

•    Hipercentro
•    Centro Público de Economia Solidária

•    Nordeste
•    Centro de Qualificação em Tecnologia da Informação – CQTI
•    CRAS Arthur de Sá

•    Pampulha
•    CAC Jardim Montanhês
•    CAC Serrano

•    Centro-Sul
•    Eu Amo Minha Quebrada

•    Barreiro
•    Instituto Alice Pocahontas – IPA

•    Venda Nova
•    Regional Venda Nova