Pular para o conteúdo principal

Limpeza do Arrudas
Divulgação/SLU

Garis usam técnicas de rapel para limpar o Arrudas

criado em - atualizado em

A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) inicia na manhã desta segunda-feira (8) a limpeza do Ribeirão Arrudas. A operação vai contar com 16 garis e tem previsão de acontecer até o final de agosto, quando será limpo o trecho localizado na região do bairro Alto Vera Cruz. Os trabalhos vão começar na avenida dos Andradas, no ponto localizado debaixo da passarela que dá acesso à estação Santa Efigênia do Metrô, próxima ao Boulevard Shopping.

 

A limpeza seguirá pelo leito do ribeirão em direção ao Alto Vera Cruz e vai contar com o suporte do Corpo de Bombeiros. “A limpeza do Ribeirão Arrudas, na avenida dos Andradas, é uma operação com alto nível de complexidade. Ela exige garis treinados em técnicas de rapel e orientação do Corpo de Bombeiros. Eles precisam descer da pista da avenida Andradas até o leito do rio, percorrendo uma altura de aproximadamente 7 metros, recolher o lixo e transportá-los até a avenida, para que depois sejam colocados no caminhão e levados até o aterro sanitário”, explica a chefe do Departamento de Serviços de Limpeza Urbana da SLU, Erika Santos Resende.

 

A expectativa é que, ao final da limpeza, sejam retiradas mais de 60 toneladas de lixo. Entre os resíduos normalmente recolhidos estão colchões, geladeiras, armários de cozinha, guarda-roupas, animais mortos, tanquinho de lavar roupa, sacos de lixo e garrafas pet. Todo esse material será levado para o Aterro Sanitário de Macaúbas, em Sabará.

 

Para Erika Resende, é necessário que todos colaborem para a manutenção da limpeza no Ribeirão Arrudas, não descartando lixo no curso d'água e em suas margens. Ele explica que as Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV) recebem gratuitamente os resíduos que não são recolhidos pela coleta convencional, como entulho de construção e demolição, madeira, pneus, e móveis velhos, entre outros. “É preciso que a população dê a destinação correta aos resíduos”, observa.

 

Cada cidadão pode destinar até 1m³ por dia para as URPVs. Atualmente Belo Horizonte conta com URPVs espalhadas por todas as regionais. Os endereços das URPVs estão disponíveis no portal da Prefeitura, no link.