16 January 2020 -

Famílias devem atualizar o CadÚnico para manter acesso a programas sociais
criado em 16/01/2020 - atualizado em 14/12/2021 | 08:08
Cerca de 30 mil famílias de Belo Horizonte inscritas no CadÚnico precisam atualizar os dados cadastrais para manter o acesso a programas e benefícios sociais. Para evitar eventuais bloqueios, as famílias devem apresentar os documentos comprobatórios a cada dois anos.
Atualmente, quase 170 mil famílias estão inscritas no CadÚnico em Belo Horizonte, mas apenas pouco mais de 137 mil atualizaram seus dados nos últimos dois anos. O cadastro e a atualização são feitos na Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, nas Regionais Administrativas e nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
O CadÚnico é um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica que possibilita o acesso de pessoas e famílias a diversos programas e benefícios sociais. É por meio do Cadastro Único que a Prefeitura de Belo Horizonte conhece a realidade dos beneficiários e, assim, desenvolve ações governamentais que garantam melhor qualidade de vida para toda a população.
Podem se inscrever no Cadastro Único pessoas e famílias que residem em Belo Horizonte, com renda mensal de até meio salário mínimo por indivíduo, e que não ultrapasse renda mensal total de até três salários mínimos por grupo familiar. O Cadastro Único é uma responsabilidade compartilhada entre o Governo Federal, os estados, os municípios e o Distrito Federal, e está regulamentado pelo Decreto Federal 6.135, de 26 de junho de 2007.
Programas
Vários programas e benefícios sociais são concedidos utilizando o Cadastro Único como base, tais como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada, Tarifas Sociais de Energia Elétrica e de Água, Programas Habitacionais, Carteira do Idoso para emissão de bilhete em viagens interestaduais, isenção das taxas de inscrição no ENEM e em concursos públicos, gratuidade ou desconto nos Restaurantes Populares da Prefeitura de Belo Horizonte e Identidade Jovem (ID Jovem).
Como acessar
Para realizar o cadastro e a atualização, o responsável familiar, com no mínimo 16 anos, deve procurar um dos postos de cadastramento localizados nas nove Regionais Administrativas ou em um dos 18 (CRAS) descentralizados, munidos de CPF e Título de Eleitor.
É necessário, também, apresentar outros documentos complementares do responsável pelo cadastro e de cada pessoa que mora no domicílio (idosos, adultos, jovens e crianças): RG, CPF, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento e Carteira de Trabalho.
Para qualificar as informações com relação às demais exigências de cada programa e benefício, o responsável poderá apresentar os comprovantes de endereço, renda, aposentadoria e Declaração Escolar para menores de 18 anos. Confira os endereços dos postos de cadastramento disponíveis na cidade na página do Cadastro Único.
Notícias Relacionadas
BH recebe fórum de gestores de Promoção da Igualdade racial
26/01/2023 | 16:27
Prefeitura e Serviço Jesuítas fazem balanço do atendimento a indígenas Warao
23/01/2023 | 15:59