Pular para o conteúdo principal

Exposição de professora da rede municipal “Minha Escola, Minha Arte” é aberta ao público
Foto: Isabella Leandra

Exposição de professora da rede municipal “Minha Escola, Minha Arte” é aberta

criado em - atualizado em

Está aberta ao público até 10 de junho a exposição “Minha Escola, Minha Arte”, no Espaço Litearte, na Biblioteca da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (Rua Carangola, 288, no bairro Santo Antônio), de segunda à sexta-feira, de 8h às 18h. As obras, de autoria da professora Rosângela Camarino, falam de superação e esperança por meio de pinturas.

 

A professora deu aulas por mais de 20 anos e, após sofrer um acidente de carro, em 2016, perdeu a mobilidade do lado direito do corpo, o que fez com que ela tivesse que reaprender a fazer as atividades com o lado esquerdo, desafiando-a também na relação com a pintura.  Após a readaptação, ela tem trabalhado na biblioteca da Escola Municipal Santo Antônio, incentivando a leitura, emprestando livros e “fazendo arte”. A principal contribuição dela é a construção do mural da escola, que é feito mensalmente, referenciando uma data ou momento importante daquele mês. 

 

Colecionando quadros da metade do ano de 2022 até o último mês de abril, a exposição de Rô Camarino conta com pinturas que referenciam o folclore, a Páscoa, o Natal, o carnaval e, inclusive, o Dia das Mães. A artista conta que cada quadro possui um estilo e, por meio deles, busca representar os alunos e outros elementos do ambiente escolar. Sempre de forma criativa e particular. “Eu observo e crio em cima disso”, relata a professora sobre processo criativo.

 

Rosângela ressalta o quanto o feedback sobre as obras tem sido positivo e como a conexão e a comunicação com os(as) estudantes, sobretudo com aqueles(as) com deficiência, fomentam essa sensação de acolhimento e pertencimento.

 

Sabrina Rebello Sasdelli, diretora da Escola Municipal Santo Antônio, afirma que é grande a felicidade de poder trazer essa exposição que homenageia a superação de Rosângela. Segundo a diretora, a ação representa uma forma de inspirar outras pessoas a buscarem superar os desafios que possam aparecer. "É muito gratificante ver a felicidade dela com essa exposição, é muito bacana ver ela se sentindo assim, valorizada", afirma Sabrina, que completa: "Todos os quadros têm algo ligado com o projeto da escola, devido a isso, foi muito especial expor os quadros e ainda valorizar a Rosângela como artista".