24 October 2025 -
A 9ª edição do Festival Educação Integral de Minicurtas de Belo Horizonte (Feimc-BH) desafia os alunos da Rede Municipal de Belo Horizonte (RME-BH) a soltar a criatividade na produção de curtas-metragens. Este ano, o tema é “Ecos da terra: culturas e tradições". Cerca de 500 estudantes de 16 escolas participaram desta edição, produzindo filmes de gêneros como documentário e ficção, nos formatos de animação ou live action.
As turmas contaram com a orientação de professores, que também participaram de atividades formativas sobre o mundo do audiovisual. A escolha dos melhores curtas envolve votação popular, que acontece desta segunda (27) à sexta-feira (31). Os internautas podem assistir aos filmes e votar nos seus favoritos por meio deste link.
Além disso, é feita uma avaliação técnica dos filmes por uma comissão constituída por especialistas em produção audiovisual. O resultado final é revelado durante o evento da mostra oficial dos 21 curtas, em dezembro.
Vanessa Vieira, da Gerência de Educação Integral, explica que o objetivo do projeto é oferecer ferramentas para os estudantes seguirem na produção de trabalhos audiovisuais, além de incentivar a criatividade. “O Feimc-BH existe desde 2011, já são 14 anos de festival de minicurtas. A continuidade dessas atividades só é possível graças ao engajamento e à criatividade dos alunos”.
O Feimc-BH é um projeto realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio da Diretoria de Educação Integral (DEI), e tem por objetivo o protagonismo dos estudantes da rede municipal, por meio da criação e produção de vídeos.
