Pular para o conteúdo principal

Estudantes da Rede Municipal participam de atividades do FLI BH
Divulgação/PBH

Estudantes da Rede Municipal participam de atividades do FLI BH

criado em - atualizado em

A literatura tomou conta da rotina de estudantes da Rede Municipal de Educação nesta semana. Cerca de 4,3 mil alunos e 430 educadores de 67 escolas participam da 6ª edição do Festival Literário Internacional de Belo Horizonte (FLI BH), um dos principais eventos de leitura do país. Promovida pela Prefeitura, a ação leva crianças e jovens de escolas de todas as regionais da cidade a conhecer estandes, autores e editoras, além de mergulhar em oficinas, contações de histórias e apresentações artísticas.

Durante o festival, os participantes têm a oportunidade de interagir com escritores, poetas, ilustradores, narradores, músicos e pesquisadores, vivenciando experiências que aproximam o universo literário da sala de aula. Cada estudante recebeu um vale-livro de R$ 50, e cada educador o no valor de R$ 60, para escolher suas próprias obras. As escolas interessadas se inscreveram por meio de formulário divulgado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed).

A professora Valéria Coimbra, da equipe da Gerência de Bibliotecas (Gerbi) da Smed destaca que este é o terceiro evento literário de 2025 que as escolas municipais participam. “É mais uma ação muito importante para o letramento literário, não apenas dos nossos estudantes, mas de toda a comunidade escolar”.

Ana Clara Pereira Eva, de 15 anos, aluna da Escola Municipal Israel Pinheiro (região Leste), visitou a FLI BH com sua turma. Além de passear pelo festival e conhecer diversas obras, para ver qual livro levaria, ela acompanhou a contação de histórias. “É a primeira vez que venho e eu estou gostando muito", afirmou.

“As crianças gostaram da experiência de vir e escolher um livro, poder comprá-lo. Foi uma experiência nova para muitas”, comentou Desiré Araújo, assistente escolar administrativo da Escola Municipal Américo Renê Giannetti, da região Nordeste.