24 October 2025 -
Estudantes do 5º ano da Escola Municipal Mestre Paranhos, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, tiveram uma manhã diferente nesta sexta-feira (24) com a aplicação da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) na instituição. Os 90 alunos de três turmas foram recebidos com adesivos e kits contendo caneta, lápis, borracha, barra de cereal e bombom. A iniciativa faz parte de um trabalho de preparação para a avaliação nacional, que vem sendo desenvolvido desde o início do ano letivo.
“Fizemos simulados, acompanhamos a evolução das turmas e promovemos conversas sobre a importância do Saeb para os estudantes e para a escola”, destaca o coordenador pedagógico geral da escola, Vitor Fiuza Rocha.
A instituição de ensino também implementou um sistema de gamificação, distribuindo pontos segundo comportamento, desempenho nas atividades em sala e frequência. A turma vencedora ganhará um passeio no fim do ano. “As turmas se engajaram bem, a frequência aumentou", afirma Rocha.
Além disso, foram realizadas reuniões com as famílias para explicar o propósito do Saeb e como o desempenho dos estudantes na prova pode trazer mais investimentos na escola. "Envolvemos estudantes, pais, professores, pois o engajamento da comunidade é um dos fatores para sucesso”, ressalta o coordenador.
Nesta sexta-feira, as turmas do 5º ano compareceram em peso para a prova, demonstrando que o engajamento da escola rendeu frutos. “Avaliações externas são importantes. Temos que ter e analisar dados sempre, pois a partir deles podemos pensar no caminho que será traçado daqui em diante", avalia.
O Saeb
O Saeb é a principal avaliação externa da educação no país e seus resultados são determinantes para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede a qualidade do ensino e influencia diretamente nas políticas públicas e repasses federais.
Este ano, mais de 20 mil estudantes do 5º e 9º ano de escolas municipais de Belo Horizonte farão as avaliações de português e matemática. Além disso, de forma amostral, farão prova de ciências da natureza e humanas. Há, ainda, avaliações amostrais de português e matemática para alunos do 2º ano do ensino fundamental. As provas estão sendo aplicadas entre o período de 20 a 31 de outubro.
