Pular para o conteúdo principal

Arte informa da programação especial nos espaços culturais da PBH sobre o autismo, realizada entre 19 e 30 de abril
Foto: Arte/Divulgação

Espaços Culturais realizam programação no Mês da Conscientização do Autismo

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura oferecem uma programação cultural especial durante o Abril Azul, mês em que se celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril). Serão realizadas exibições de filmes e rodas de conversa com a proposta de discutir e conscientizar a sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). As atividades acontecem em diferentes equipamentos culturais municipais: no Teatro Marília, no Museu da Moda (MUMO), no Cine Santa Tereza e na Casa do Baile (Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design). 

Toda a programação segue os protocolos sanitários de controle da Covid-19. Todos os participantes das atividades são voluntários. A programação completa pode ser consultada no Portal Belo Horizonte. 

A secretária municipal de Cultura e presidenta interina da Fundação Municipal de Cultura, Fabíola Moulin, ressalta a importância da iniciativa: “Refletir a acessibilidade nas atividades culturais é essencial visto que elas são uma potente ferramenta de inclusão social desse público. Além disso, a arte auxilia no desenvolvimento de autistas, ampliando a capacidade de abstração, coordenação motora, criatividade e organização interna”. 

Atrações

Na terça-feira, dia 19, às 19h, será realizada uma edição especial do Projeto Terça da Dança, que tem como proposta oferecer uma programação contínua, com artistas independentes e grupos profissionais da dança, desde espetáculos a bate-papo, no Teatro Marília. Nesta edição, o projeto debate a dança e a acessibilidade com três convidadas profissionais da área sob a mediação de Cássio Campos, presidente da Comissão de Acessibilidade da Fundação Municipal de Cultura. A convidada, Luciane Kattaoui, é terapeuta ocupacional e atualmente cursa pós-graduação em Diversidade e Inclusão nas Organizações (Instituto Ânima). É fundadora e coordenadora geral do Crepúsculo BH, uma organização social que promove o desenvolvimento do ser humano por meio de ações inclusivas, e diretora artística da Crepúsculo Cia de Dança-Teatro. Já Roberta Manata é atriz, bailarina, pedagoga, pesquisadora e cofundadora da Companhia Suspensa e do Circo Escola, que tem sua sede no C.A.S.A, no Vale do Sol, em Nova Lima, desenvolvendo um trabalho pedagógico e social e atendendo crianças e jovens do entorno. Outra presença confirmada é de Ana Maria Fernandes, dançarina, coreógrafa e professora, que em seu mestrado na Universidade de Rennes 2 (França) defendeu a legitimidade artística da pessoa com deficiência intelectual severa. Ela possui doutorado em Artes Cênicas na Universidade de Rennes 2 e em Educação na Unicamp com o tema: “Dança e autismo: espaços de encontro”.  A entrada do Terça da Dança é gratuita. 

Cinema – O Cine Santa Tereza realiza duas exibições da Sessão Azul, voltadas para todos os públicos e com atenção especial às pessoas com transtorno do espectro autista, promovendo adaptações para tornar a experiência do cinema mais confortável para famílias e crianças. Na Sessão Azul, o ambiente será adaptado, com meia luz, som mais baixo, e livre acesso à sala de cinema. 

No dia 24, às 16h30, será exibida a animação Formiguinhaz (Animação, 1998, 83min, dublado), com classificação livre. O filme se passa em uma grande colônia, onde Z (Woody Allen) é uma formiga macho que luta para manter sua individualidade dentro do formigueiro. 

Já no dia 26, às 18h30, o Cine Santa Tereza recebe o lançamento do filme Clube das Ilusões (Ficção, 2022, 94min), de Ernane Alves. O filme tem classificação indicativa de 12 anos. Clube das Ilusões é uma produção independente financiada com recursos do próprio diretor, que é autista. A obra, com roteiro original assinado por Alves e influências do neorrealismo italiano e da nouvelle vague francesa, foi rodado em Pedro Leopoldo (MG). Com linguagem vanguardista e atuações naturalistas dos atores, os conflitos humanos são o fio condutor da história, que se passa numa pequena cidade. Após a sessão, haverá debate com o roteirista e diretor do filme. As exibições têm entrada gratuita. Os ingressos podem ser retirados pelo no site www.diskingressos.com.br ou na bilheteria do cinema, 30 minutos antes de cada sessão.

O Museu da Moda realiza na quinta-feira, dia 28, das 15h às 17h30, uma roda de conversa com profissionais especializados no atendimento da pessoa autista, com entrada gratuita. O bate-papo terá mediação de Cássio Campos e contará com cinco convidados. Entre as convidadas está Meiry Geraldo, musicoterapeuta com especialização em Psicodrama Aplicado, mãe de um adolescente com autismo e Conselheira do COMUC (Conselho Municipal de Política Cultural de Belo Horizonte). Ela fundou a GALERIA AUT, em 2014, criando um espaço virtual de informação e de compartilhamento da arte das pessoas com autismo. Também participam da conversa Ernane Alves, artista plástico, cineasta, escritor e autista, criador do Blog Luz Azul, no qual compartilha experiências por meio de artigos e textos semanais; Maria Helena Roscoe, psiquiatra e co-autora da “Linha de Cuidados para atenção das pessoas com  TEA e suas famílias no SUS”; e Rúbia Moura, coordenadora do PIPA AUTONOMIA, mestre em Psicologia Social (UFMG), especialista em Psicomotricidade  (FUMEC) e idealizadora do selo AUT IN.

No sábado, dia 30, às 10h, será realizada a Roda de conversa com artistas autistas na Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design. Entre os convidados estão integrantes das familias dos artistas e os Irmãos Mamede, três irmãos autistas - Carol, Israel e Gabriel -, que se dedicam aos desenhos e já realizaram uma mostra no Museu da Moda de Belo Horizonte e no Centro Cultural Salgado Filho. No encontro também serão exibidas obras de artes que ilustraram o livro “Atenção Interdisciplinar ao Autismo”. A entrada é gratuita.



TEA 

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) engloba diferentes condições marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico, todas relacionadas com dificuldade no relacionamento social. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a incidência do autismo na população é de um caso a cada 160 pessoas. 

A Lei 12.764, de 27 de dezembro de 2012, institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, considerando a pessoa com transtorno do espectro autista pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais. A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência reconhece o direito das pessoas com deficiência à cultura, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas. 

SERVIÇO 

Teatro Marília – Avenida Professor Alfredo Balena, 586, Santa Efigênia

Projeto Terça da Dança. Debate sobre dança e acessibilidade com Luciane Kattaoui, Roberta Manata e Ana Maria Fernandes. Mediação de Cássio Campos

Dia 19, às 19h

Entrada Gratuita 


Cine Santa Tereza – Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza

Sessão Azul

Dia 24, às 16h30 – Formiguinhaz (Animação, 1998, 83 min), de Eric Darnell. Classificação: Livre.

Dia 26, às 18h30 – Clube das Ilusões (Ficção, 2022, 94 min), de Ernane Alves

Classificação: 12 anos

Sessões com entrada gratuita

Retirada de ingressos pelo site www.diskingressos.com.br ou na bilheteria do cinema, com 30 minutos de antecedência 


Museu da Moda (MUMO) – Rua da Bahia, 1.149, Centro

Roda de conversa com profissionais especializados no atendimento do público autista

Dia 28 de abril, das 15h às 17h30

Entrada gratuita 


Casa do Baile (Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design) – Avenida Otacílio Negrão de Lima, 751, Pampulha

Roda de conversa com artistas autistas, com Sophia Mendonça e os Irmãos Mamede

Dia 30 de abril, às 10h

Entrada gratuita