Pular para o conteúdo principal

Escolas municipais da PBH recebem novos psicólogos e assistentes sociais
Divulgação/PBH

Escolas municipais da PBH recebem novos psicólogos e assistentes sociais

criado em - atualizado em

A partir desta sexta-feira (14), as escolas municipais de Belo Horizonte passam a contar com a atuação de mais 124 psicólogos e assistentes sociais. O Projeto Psicólogos e Assistentes Sociais na Educação (Projeto PAS), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, determina que todas as unidades de ensino tenham uma dupla de profissionais da psicologia e da assistência social para aprimorar o atendimento aos estudantes e das famílias.

Em 2023, a Prefeitura de Belo Horizonte autorizou a nomeação de um total de 664 profissionais para atuarem nas escolas da Rede Municipal de Educação (RME). A SMED, responsável pelo treinamento desses profissionais, tem convocado psicólogos e assistentes sociais em etapas. Até o momento, 498 psicólogos e assistentes sociais já assumiram os postos nas escolas.

Nesta semana, 124 novos profissionais passaram por uma capacitação promovida pela SMED com o objetivo de desempenharem as funções nas escolas da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME-BH).

Formação do Projeto PAS

A formação do Projeto PAS tem como principal objetivo aprimorar a qualificação profissional inicial dos psicólogos e assistentes sociais contratados para atuar nas escolas da rede. Os profissionais que estão chegando às escolas passaram por treinamento conduzido por integrantes de diversas áreas da SMED.  

Com uma carga horária total de 16 horas, o programa abrange diversos tópicos, incluindo uma apresentação geral da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME-BH), orientações sobre o trabalho a ser desenvolvido pelos profissionais dentro do Projeto PAS, além de detalhes sobre as especificidades do trabalho da Diretoria de Políticas Intersetoriais (DPIN), a Gerência do Clima Escolar (GCLIM), da SMED.

Andrey Emanuel Parrela Nobre, psicólogo designado para a Escola Municipal Imaco, regional centro Sul, elogiou a iniciativa pioneira da PBH. Segundo ele, a formação destacou a importância da integração e melhores práticas para sua implementação do Projeto PAS. “A presença desses profissionais nas escolas é crucial para lidar com questões emocionais, sociais e psicológicas dos alunos, promovendo um ambiente escolar acolhedor e saudável. Agradeço à prefeitura pelo investimento em um futuro melhor para nossas crianças e estou confiante de que, com o trabalho conjunto, poderemos enfrentar os desafios educacionais e promover o desenvolvimento pleno dos estudantes", afirmou Andrey.

Na avaliação da assistente social designada para a Escola Municipal Tabajara Pedroso, na região de Venda Nova, Lilian Santiago Oliveira, o projeto PAS tem como objetivo aprimorar as relações sociais visando à melhoria do ambiente escolar. “Minhas expectativas são positivas. Estou preparada para contribuir, aplicando todo o conhecimento adquirido durante a formação junto à equipe escolar com a qual irei colaborar”, pontuou.

O que é o Projeto?

O Projeto PAS, ou Psicólogos e Assistentes Sociais, é uma iniciativa fundamental para aprimorar o ambiente educacional na RME/BH. Ao capacitar esses profissionais para atuarem nas escolas municipais da capital, o projeto visa promover um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor. Com o apoio da SMED e de diversos setores especializados, a iniciativa oferece uma formação abrangente, preparando os profissionais para enfrentar os desafios específicos da educação e contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos. Assim, o Projeto PAS se destaca como uma peça-chave na busca pela excelência educacional e pelo bem-estar de toda a comunidade escolar em Belo Horizonte.