9 January 2026 -
A Prefeitura de Belo Horizonte entregou à comunidade, nesta sexta-feira (9), as obras de ampliação do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Graça Saboia Morro das Pedras, beneficiando cerca de 4,5 mil pessoas cadastradas no equipamento. Foram investidos R$ R$1,09 milhão nas obras, que incluíram a construção de três salas de atendimento, banheiros acessíveis, área de convivência, pintura de quadra e adequação de alambrado, entre outras melhorias estruturais.
A construção do anexo no CRAS representa uma importante resposta às demandas da comunidade, contribuindo para a qualificação das ações desenvolvidas. O equipamento vai receber um novo Telecentro e sala de inclusão digital, ampliação da sala de atendimento do Cadastro Único e criação de mais um espaço para atendimento às famílias.
O prefeito em exercício Juliano Lopes esteve no CRAS Graça Saboia Morro das Pedras nesta sexta-feira e destacou a relevância do local para os moradores da região. “O brilho no olhar da comunidade que vive na região demonstra a importância desse equipamento social. Estou muito feliz como prefeito interino de estar inaugurando uma obra tão importante, já que este é um equipamento de transformação social”, disse.
A subsecretária de Assistência Social Luana Magalhães de Araújo Cunha enfatizou que a ampliação do espaço vai melhorar o atendimento prestado à comunidade. “Com a inauguração do anexo, a gente vai melhorar o atendimento do Cadastro Único, que terá uma sala maior, mais arejada. A gente conseguiu também a revitalização da quadra, que é utilizada tanto pelo CRAS como pela comunidade local. Quando a gente consegue fazer essas revitalizações, a PBH melhora qualidade do serviço que é prestado para o usuário”.
O telecentro do CRAS Morro das Pedras passa a contar com seis computadores, garantindo à população da região mais acesso à educação, oportunidades de lazer e emprego. Mais de 20 cursos gratuitos são ofertados no equipamento por meio do Programa de Inclusão Digital da PBH.
O CRAS é a porta de entrada da Assistência Social, sendo um equipamento público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos serviços para fortalecer a convivência com a família e a comunidade. Possibilita ainda o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de assistência social, tornando-se uma referência.
As famílias recebem um atendimento sigiloso por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e têm atividades em grupo através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Há visitas domiciliares para quem não pode ir até a unidade, especialmente idosos e pessoas com deficiência. O CRAS ainda realiza a inscrição e/ou atualização das famílias no CadÚnico para acesso a programas e benefícios da assistência social, conforme critérios pré-estabelecidos.
O Centro de Referência de Assistência Social Graça Saboia Morro das Pedras foi inaugurado em 2 de julho de 2002 e está localizado no Morro das Pedras, contemplando os bairros Morro das Pedras, sendo quatro vilas: Vila São Jorge I, Vila São Jorge II, Vila São Jorge III e Flor do Cascalho. Também atende os bairros Nova Granada e parte do Jardim América.
