30 December 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte promove, em janeiro de 2026, a segunda edição da Colônia de Férias dos Centros de Referência da Pessoa Idosa (CRPIs). As atividades serão realizadas do dia 5 de janeiro a 4 de fevereiro no CRPI Caiçara, 5 a 16 de janeiro no CRPI Dom Cabral e 12 a 16 de janeiro no CRPI Norte. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas presencialmente das 8h às 17h nas secretarias dos equipamentos. A agenda completa e a localização estão disponíveis na página do CRPI no portal da PBH.
A Colônia de Férias oferece uma agenda diversificada, com oficinas de arte e memória, inclusão digital, jogos, dança, cinema comentado, aulas de gastronomia, troca de mudas, rodas de conversa e momentos de socialização. A iniciativa garante que as pessoas idosas tenham acesso a espaços de convivência também durante o recesso das atividades regulares, contribuindo para a promoção da autonomia e da qualidade de vida.
As ações da Colônia de Férias 2026 contam com a participação de diversos setores da PBH e instituições, como Instituto de Pesquisas e Projetos Empreendedores - IPPE, a Nutri Brasil, a FIEMG/SESI, o ECA e o Projeto Lacre do Bem.
Espaços de convivência e promoção de direitos
Os Centros de Referência da Pessoa Idosa são equipamentos da Prefeitura de Belo Horizonte voltados à promoção da convivência, da cidadania e do acesso a direitos, com atividades regulares que estimulam a autonomia, o bem-estar e a participação social das pessoas idosas. Mais informações sobre os CRPIs podem ser consultadas no Portal da PBH.
