Pular para o conteúdo principal

Técnico da prefeitura e morador cuidando da horta
Foto: Zaira Magalhães

Curso da Prefeitura promove qualificação em Agroecologia

10/02/2020 | 17:50 | atualizado em 13/02/2020 | 18:55

 

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania realiza, nesta terça-feira, dia 11, a cerimônia de formatura da quinta e sexta turmas do curso de Agroecologia, uma das quatro trilhas que compõem o programa Valorizar a Gastronomia Mineira e Belorizontina  Articulada às Bases Agroecológicas. A solenidade será realizada no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional - Mercado Popular da Lagoinha.


Nesta edição, cerca de 120 pessoas receberão o certificado de formação em agroecologia. Além da cerimônia marcada para as 19h, será realizada uma Mostra de produtos agroecológicos dos egressos da Trilha, a partir das 15h, com troca de mudas, exposição de minhocários, humus, terrários, alimentos naturais, quitandas, queijos, artesanatos e cosméticos, além de orientações sobre cuidados da saúde.


O curso conta com a colaboração de voluntários especialistas nas diversas áreas, entre mestre de notório saber, agentes públicos, técnicos e empreendedores da agroecologia. Teve duração de seis meses e ofertou os módulos de Introdução à Agroecologia; Manejo Agroecológico de Agroecossistemas; Compostagem, Minhocário e Biofertilizantes; Hortas Urbanas e Jardinagem Produtiva; Plantas Medicinais e Agroecologia; Cultivo e Utilização de Plantas Alimentícias não Convencionais, Aromáticas e Condimentares; Sistemas Agroflorestais; Manejo Agroecológico de Pragas e Doenças; Agricultura Orgânica, Gestão de resíduos Agrobiodiversidade e Produção de Sementes. 

O programa Valorizar a Gastronomia Articulada às Bases Agroecológicas tem o objetivo de difundir práticas alimentares saudáveis, orientadas pelos conhecimentos da nutrição e da gastronomia, valorizando a agroecologia, as tradições culturais e o desenvolvimento de habilidades culinárias, por meio da qualificação profissional e de estratégias de educação alimentar e nutricional. Em breve, inscrições serão abertas para composição das próximas turmas.

 


Últimas Notícias

Informativo sobre o Coronavírus em Belo Horizonte Baixa de construção pode ser obtida utilizando drone e por meio digital

A Prefeitura construiu um procedimento para que a baixa de construção possa ser feita por fotos e vídeos obtidos por drone.

29/05/2020 | 17:37
Prestação de contas na Câmara Municipal de Belo Horizonte PBH intensifica ações na Saúde e Políticas Sociais, mesmo com queda nas receitas

Dados demonstram que o Município arrecadou R$ 4,7 bilhões de janeiro a abril, cerca de 34% do total previsto para o ano – R$ 13,7 bilhões.

29/05/2020 | 12:05