Pular para o conteúdo principal

Reunião on-line
Foto: Divulgação/PBH

Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional empossa conselheiros

criado em - atualizado em

O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Belo Horizonte (COMUSAN/BH) empossou, no último dia 15, os novos conselheiros e conselheiras para a composição da gestão de 2021/2025. Na ocasião, tomaram posse 24 conselheiros, representantes do Poder Executivo, da Câmara Municipal de Belo Horizonte, da sociedade civil, de instituições de ensino e pesquisa, além de representantes do conselho de alimentação escolar e de áreas afins ao setor de alimentos. 

 

O COMUSAN/BH é um órgão colegiado de assessoramento e controle social que tem como objetivo assegurar o direito à alimentação adequada e saudável. 

 

Cabe destacar que pela primeira vez o COMUSAN realizou um processo eleitoral ampliado, com edital publicado no Diário Oficial do Município, aumentando a transparência e as condições de as instituições com atuação em Belo Horizonte concorrerem de forma igualitária às vagas de membros do Conselho. Anteriormente, as instituições eram indicadas pelos conselheiros e convidadas pelo Conselho. 

 

Presidenta do COMUSAN na gestão 2017-2020, Laureci de Paula participou da solenidade e comentou sobre a importância da liderança e do protagonismo da sociedade civil no monitoramento das ações, programas e projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Belo Horizonte. 

 

“É a primeira vez que o COMUSAN utiliza um processo de eleição para entidades e movimentos da cidade. Garantir a participação dos eleitos representantes é fundamental para o fortalecimento da política de segurança alimentar e nutricional do nosso município. Nossa atuação é de grande responsabilidade e temos muito trabalho pela frente”, destaca. 

 

Darklane Dias, subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional, salienta a importância que o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional desempenha para assegurar o direito da população à alimentação adequada. “Mesmo com os limites impostos pela pandemia, o conselho segue com  um papel fundamental e estratégico na política de segurança alimentar e nutricional de Belo Horizonte”, salienta. 

 

A solenidade contou ainda com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Maíra Colares, com o secretário municipal adjunto de Educação, Marcos Evangelista Alves, e com a presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, Renata Siviero Martins.