Pular para o conteúdo principal

Cine Santa Tereza celebra 80 anos de Caetano Veloso com mostra "Eu sou o cinema: nas telas com Caetano”
Foto: Ricardo Laf

Cine Santa Tereza celebra 80 anos de Caetano Veloso com mostra

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza, desta quinta-feira (1º) a 30 de setembro, no Cine Santa Tereza, a mostra "Eu sou o cinema: nas telas com Caetano”, que celebra os 80 anos do cantor Caetano Veloso. A mostra é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, que exibe 13 filmes de obras em que o artista participa, seja por ter realizado a trilha sonora, como produtor e atuando em cena, ou por ter retratado a sua trajetória na história da música popular brasileira. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingressos no site ou na bilheteria do cinema. Confira informações completas sobre a programação.

Figura de destaque da cultura brasileira, Caetano Veloso espalhou seu talento artístico por diversas áreas. Nada escapou ao olhar aguçado do artista, cujo trabalho sempre se pautou pela multiplicidade de linguagens e pelo diálogo entre elas. A expressão que dá título à Mostra, "eu sou o cinema", em referência à letra da música "Cinema Novo", reafirma a incontestável influência e o gosto de Caetano pela sétima arte. Suas referências amplas perpassam a tradição e a inovação, o erudito e o popular, a indústria e a vanguarda.

Na programação, os filmes exibidos revisitam diferentes momentos da carreira do artista. O documentário Doces Bárbaros (1978), de Jom Tob Azulay, por exemplo, coloca em cena a comemoração dos dez anos de carreira de Caetano, juntamente com os parceiros Gilberto Gil, Maria Bethânia e Gal Costa, em turnê pelo Brasil, em 1976.

 

A relação de Caetano com o cinema se estende também por obras nos quais atua como ator, diretor, produtor e autor de trilhas sonoras, totalizando mais de 140 trabalhos. A mostra exibe o filme São Bernardo (2008), de Leon Hirszman, para o qual Caetano produziu a trilha musical. Trata-se de uma obra expoente da última fase do Cinema Novo, movimento cinematográfico que se pautou por novas formas de abordagens estéticas e temáticas no audiovisual e que se tornou uma influência duradoura para o artista. Na mostra, é possível conferir também as trilhas que Caetano criou para O Bem Amado (2010), de Guel Arraes; Meu Tio Matou um Cara (2004), de Jorge Furtado; Ó Pai Ó (2008), de Monique Gardenberg.

 

Por meio de depoimentos e participações especiais, Caetano é, ainda, presença constante em inúmeros documentários nacionais dedicados a abordar a música e a trajetória de determinados músicos brasileiros. São obras como Loki (2008), de Paulo Henrique Fontenelle, cinebiografia de Arnaldo Baptista, fundador dos Mutantes; Vinícius (2005), de Miguel Faria Jr. , documentário que mostra a vida e obra de Vinícius de Moraes; Palavra (En) cantada (2009), de Helena Solberg,  filme que aborda a história do cancioneiro brasileiro; Cartola (2006), de Lírio Ferreira e Hilton Lacerda, sobre um dos mais importantes nomes do samba brasileiro.

 

Também estão presentes na Mostra, dois títulos que focalizam a projeção internacional do cantor. Em Frida (2002), de Julie Taymor, Caetano e Lila Downs interpretam a música Burn it Blue, de Elliot Goldenthal, que foi indicada à melhor canção original no Oscar 2003, cerimônia na qual o cantor se apresentou, juntamente com a cantora mexicana. Já em Fale com Ela (2002), de Pedro Almodóvar, Caetano Veloso participou de uma importante cena, na qual interpretou a tradicional música mexicana Cucurrucucu Paloma.



Virada Cultural - Dois filmes da mostra "Eu sou o cinema: nas telas com Caetano", exibidos no Cine Santa Tereza, vão integrar a programação da Virada Cultural de Belo Horizonte, que acontece neste sábado (3) e neste domingo (4): Tropicália (2012), de Marcelo Machado, e Uma Noite em 67 (2010), de Renato Terra e Ricardo Calil. As obras retratam o início da carreira de Caetano Veloso, que foi um dos grandes nomes da Tropicália, movimento cultural da segunda metade da década de 1960, responsável por renovar a música popular brasileira num arcabouço de contestação crítica e artística. Os filmes trazem imagens raras de arquivos e depoimentos de representantes do movimento.

 

Confira a programação completa

 

Serviço

Mostra Eu Sou o Cinema: Nas Telas com Caetano

De 01 a 30 de setembro

Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza)

Entrada Gratuita - mediante retirada de ingressos no site ou na bilheteria do cinema.

Programação disponível

Informações para o público: (31) 3277-4699