17 September 2025 -
A Rede de Supermercados BH é uma das parceiras da Prefeitura de Belo Horizonte na 2ª edição da Bienal da Gastronomia, que será realizada de 15 a 31 de outubro. A empresa adquiriu a chancela “Apoio”, com aporte de R$ 50 mil, reforçando o compromisso em incentivar a promoção do evento. O acordo foi oficializado nesta semana.
Promovido pela PBH, por meio da Belotur, em co-realização com o Sebrae Minas, a Bienal da Gastronomia reforça o título de Cidade Criativa da Gastronomia da Unesco e projeta a capital como referência em turismo, segurança alimentar e agroecologia. A Rede de Supermercados BH reforça a presença institucional se associando ao evento.
O patrocínio garante exposição em materiais de comunicação digital e impressa, inserções em posts oficiais nos perfis da Belotur e da Prefeitura, além de destaque no site oficial da Bienal da Gastronomia. A empresa também terá participação em ações de ativação no espaço do evento, mediante alinhamento com a organização, e contará com cotas de ingressos para convidados. O reconhecimento inclui menção em cerimônias protocolares e referências públicas como parceira da Bienal, ampliando a visibilidade da rede junto a um público qualificado e diversificado.
“Receber esse apoio é motivo de grande alegria. Essa parceria mostra a força do engajamento do setor privado na valorização da nossa cidade e da cozinha mineira, marcada pela hospitalidade, afeto e tradição. O investimento ajuda a consolidar a Bienal como um espaço de encontro, turismo, sustentabilidade, cultura e inovação. É uma cocriação que nasce com sensibilidade, propósito e intenção de valorizar cada vez mais o título de Belo Horizonte como Cidade Criativa da Gastronomia”, afirma Bárbara Menucci, presidente da Belotur.
Cotas disponíveis
Ainda estão disponíveis cotas de patrocínio para a 2ª edição da Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte. As empresas interessadas em associar sua marca ao evento podem adquirir as quatro cotas remanescentes, distribuídas da seguinte forma:
- Patrocínio Master: uma cota disponível, com aporte financeiro mínimo de R$ 100 mil, sendo possível a ativação de uma marca sob a chancela “Patrocínio Master”.
- Apoio: três cotas disponíveis, com aporte financeiro mínimo de R$ 50 mil, sendo possível a ativação de uma marca sob a chancela “Apoio”.
A iniciativa tem como propósito aprimorar o evento e fortalecer o relacionamento com o mercado, viabilizando a organização, a estruturação, as ações de marketing e a promoção da Bienal.
Bienal da Gastronomia
A Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte chega à sua segunda edição em 2025 consolidada como um evento estratégico para Belo Horizonte. A programação reunirá chefs, produtores, pesquisadores e o público em experiências que conectam tradição e inovação, saberes ancestrais e cozinhas periféricas, destacando também a diversidade alimentar e o papel das mulheres na gastronomia.
Nesta edição, o evento ganha novos formatos, com atividades em mercados e diferentes espaços da cidade. Além de palestras sobre empreendedorismo, gestão e cultura alimentar, estão previstos roteiros guiados por bares do projeto Bares com Alma e a entrega dos prêmios do 1º Concurso de Quitanda e Confeitaria Mineira.
A 2ª edição da Bienal tem parceria educacional com as faculdades UniArnaldo, Estácio de Sá, Promove, Senac, UniBH Le Cordon Bleu e Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), e parceria institucional com a Frente da Gastronomia Mineira e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-MG).
Todos os detalhes sobre a programação, retirada de ingressos, convidados e atividades associadas estão disponíveis no Portal Belo Horizonte. Em breve, novas atrações do evento serão divulgadas.