Pular para o conteúdo principal

 Centro Pop Miguilim completa 28 anos como referência de proteção a crianças e adolescentes em situação de rua
Foto: Stênio Lima

Centro Pop Miguilim completa 28 anos na proteção a crianças e adolescentes

criado em - atualizado em

O Centro Pop Miguilim, equipamento público municipal especializado no atendimento e acompanhamento de crianças e adolescentes em situação de rua, completa 28 anos de história em 2021. Para marcar a data comemorativa, uma programação voltada para parceiros e usuários da unidade aconteceu no sábado, dia 27. Atividades lúdicas e culturais, jogos de mesa, oficina de desenho, de pintura, de miçangas e de horta, a confecção de um painel, além de uma roda de conversa sobre conscientização e educação sexual preencheram a programação, que aconteceu na sede do Miguilim, no Bairro Floresta. 

Criado em 1993, o Centro Pop Miguilim é uma referência nacional de proteção social a este público, pelas características do espaço de referência para as crianças e adolescentes, mas também pelo uso da arte e das trocas interpessoais como estratégias que colaboram para a construção do processo de saída das ruas e reintegração familiar e comunitária de crianças e adolescentes com trajetória de vida nas ruas, gerando mais proteção social e cidadania. 

Mensalmente, em média 70 crianças e adolescentes são atendidos e acompanhados pela equipe de referência da unidade. Stênio Araújo, de 20 anos, já passou pelo atendimento no Miguilim, mas sempre que pode, volta à unidade para visitar os amigos que fez ao longo dos anos em que foi acompanhado. O jovem conta que o equipamento trouxe mais dignidade para sua trajetória. “Eu fui enxergado aqui. Não sou de Belo Horizonte, então tirei os documentos que eu precisava. Também me alimentava e tomava banho. No Miguilim, aprendi a pintar, que é o que sei fazer hoje. A equipe também me apoia a pensar no futuro. Quero conquistar minha casinha”, conta o jovem. 

As crianças e adolescentes são atendidas e acompanhadas por uma equipe de referência que planeja as ações e atividades individuais e coletivas da unidade. O Secretário Adjunto e Subsecretário de Assistência Social, José Crus, explica que a unidade, vinculada ao SUAS-BH, integra uma ampla rede de proteção social às crianças, adolescentes e suas famílias no município. “Todas as provisões da unidade, internas ou externas - nas ruas - visam ampliar a capacidade protetiva das famílias, articuladas com as demais unidades e serviços públicos disponíveis nos territórios onde essas famílias vivem. É possível destacar no Miguilim a dimensão proativa e protetiva para com a proteção social das crianças e adolescentes em situação de violação de direitos”. 

O acesso ao Centro Pop Miguilim pode ser feito de forma espontânea, quando o adolescente busca a unidade, por referenciamento da rede de proteção social, por busca ativa ou pela equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social. D.O., de 13 anos, mora em uma ocupação urbana com a família e frequenta o Miguilim há cerca de um ano. “Aqui é muito bom. O pessoal dá muita atenção para nós. Tem atividades todos os dias, venho sempre para cá. Melhor do que ficar na rua. Às vezes me alimento e tomo banho aqui também. É importante esse espaço”, destaca. 

O serviço é realizado por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC) e a ADRA. A equipe de referência do Centro POP Miguilim, formada por assistentes sociais e psicólogos, organiza e executa atividades socioeducativas, de forma continuada, disponibiliza espaços de guarda de pertences, higiene pessoal, alimentação, telecentro, encaminhamentos para acesso à documentos e realizam o referenciamento para a rede socioassistencial do município e para serviços de outras políticas públicas setoriais - ancorados no princípio da integralidade de proteção social que requerem crianças, adolescentes e suas famílias.