Pular para o conteúdo principal

Pés infantis se apoiam em latas coloridas.
Foto: Amanda Seixas

Centro Cultural Salgado Filho recebe atrações do Museu dos Brinquedos

criado em - atualizado em

O Centro Cultural Salgado Filho recebe, até o dia 8 de junho, a exposição do projeto Itinerante do Museu dos Brinquedos, que tem a proposta de trazer oficinas e atrações culturais, com uma programação diversificada para todas as idades. As visitas serão conduzidas por educadores do Museu dos Brinquedos e, se forem em grupo, devem ser agendadas.  A atividade é gratuita.

 

O projeto Itinerante Museu dos Brinquedos tem o objetivo de ampliar o acesso do público à cultura e educação por meio de diversas atividades como exposição, brincadeiras, oficinas de construção de brinquedos, oficinas formativas para educadores e atrações culturais. A iniciativa, realizada com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, conta com apoio cultural da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, na edição no Centro Cultural Salgado Filho.

 

Uma das atrações é a exposição “Tempo Será – histórias e memórias do brincar”. A mostra apresenta 150 brinquedos de diferentes épocas e culturas que contam a história da sociedade, valorizando a importância do brincar e ressignificando o consumo de brinquedos.

 

O Centro Cultural Salgado Filho receberá ainda oficinas de construção de brinquedos tradicionais e o Espaço de Brincadeiras. As oficinas serão realizadas utilizando materiais reciclados e de baixo custo, dando aos adultos e crianças participantes a oportunidade de exercitar a imaginação e a criatividade, desenvolver habilidades manuais e se expressar artisticamente.

 

No Espaço de Brincadeiras, a ordem é descobrir todo o potencial dos jogos e brinquedos de antigamente. O espaço será dedicado para se divertir com brincadeiras como perna de pau, perna de lata, pula corda, elástico, amarelinha, peteca, jogos de tabuleiro (dama, xadrez, ludo, gamão), Cinco Marias, Jogo da Velha, Cama de Gato, Futebol de prego, bilboquê e ainda jogos e brincadeiras coletivas e colaborativas.

 

 

Museu dos Brinquedos

O Museu dos Brinquedos foi aberto em 2006, com a missão de preservar e difundir o patrimônio cultural lúdico da infância no Brasil, a partir de uma coleção particular de brinquedos de Luíza Azevedo Meyer, a Vovó Luíza. Desde sua criação, já recebeu cerca de 95 mil visitantes espontâneos, 170 mil visitantes de escolas, universidades e grupos de terceira idade e promoveu mais de 300 apresentações culturais e mais de 60 ações e projetos itinerantes e de formação. São cinco mil brinquedos no acervo e 800, de diversos países, em exposição permanente.

 

 

Programação

Projeto Itinerante do Museu dos Brinquedos – Centro Cultural Salgado Filho - 8 de maio a 8 de junho

Exposição “Tempo Será – histórias e memórias do brincar” - Segunda a sexta, de 9h às 17h. Sábados, de 8h às 12h.

As visitas em grupo devem ser agendadas no telefone 3277-9625.

 

Atrações culturais – sábados – sempre às 11h

11/05 - Espetáculo Cantarolar, com Grupo Cantarolê.

18/05 - Espetáculo Rimos e Rima, com Beatriz Myrrha e Marcos Albricker.

25/05 - Projeto Tina Descolada, com Marta Alencar e Ricardo Albino.

01/06 - Desenhos Mágicos, com Marcinho de Castro.

 

Oficinas Formativas - “Tempo da Infância – Encontros para pensar a criança”, de 14h30 às 17h30

22/05 – Oficina 1 – Vivência lúdica para educadores com o brincante Rodrigo Libanio Christo

 

23/05 - Oficina 2 - O brincar como linguagem principal da criança, com a pedagoga Fernanda Clímaco.

 

28/05 - Oficina 3 - Todas as infâncias – O pensar e o agir pela diversidade e por uma sociedade inclusiva, com a escritora e ativista da inclusão Mariana Rosa.

 

29/05 - Oficina 4 - A criança e a cidade - A invisibilidade e os desafios da infância no espaço urbano, com a jornalista e ativista da infância Desirée Ruas

 Atividade gratuita com necessidade de inscrição prévia. Inscrições por este link

 

Haverá seleção dos interessados. A confirmação será enviada por e-mail para as pessoas selecionadas até o dia 14 de maio, terça-feira, às 15h.

 

Critérios de seleção: preferência para educadores de escolas públicas e projetos sociais em áreas de vulnerabilidade.

 

Vagas limitadas: 40 vagas por oficina.

 

Certificado de participação: As pessoas que participarem das quatro oficinas receberão o certificado integral do curso com carga horária total de 12h. Os demais participantes receberão os certificados correspondentes às oficinas realizadas.

 

Público: maiores de 18 anos (educadores, brincantes, ativistas, psicólogos, pais, mães, estudantes universitários e demais interessados).