Pular para o conteúdo principal

Confira os vencedores da 6ª edição do Concurso Prato Junino
Diego Ruahn / Acervo Belotur

Confira os vencedores da 6ª edição do Concurso Prato Junino

criado em - atualizado em

A grande final do 6º Concurso Prato Junino, que nesta edição destacou a afro-gastronomia belorizontina, teve os seguintes pratos vencedores: Croquete Quilombo, da Una; Dundun de Costela, do Senac em Minas; Encantado de Preto, da UniArnaldo; Angu do Céu, do Centro Universitário Estácio; Dengo de Belo, da Faculdade Promove; e Angu de Costela, da UNIBH – Le Cordon Bleu. Concorreram alunos dos cursos superiores de Gastronomia de Belo Horizonte. A competição, realizada neste sábado (5) no Mercado da Lagoinha, foi promovida pela Belotur.

Os vencedores ganharam dólmãs personalizados e terão a oportunidade de comercializar os pratos na Vila Gastronômica do Arraial de Belô 2025, espaço de alimentação que movimenta milhares de visitantes e funciona como vitrine para novos talentos da cozinha local.

Simone Diniz fez parte do grupo que foi o vencedor na Faculdade Promove, com o prato Dengo de Belo. A receita consiste em um angu de fubá, acompanhado de ragu de costelinha e molho de ora-pro-nóbis, finalizado com pipoca de torresmo. “Foi muito desafiador e muito gostoso participar do Concurso do Prato Junino. A gente apresentou novos sabores, junto com toda a representatividade que tem os pratos afrodescendentes. Está sendo muito gostoso e estou muito feliz da gente ter ganhado a oportunidade de mostrar nossa receita no Arraial de Belô”, afirma Simone. 

A primeira etapa da competição foi realizada durante o mês de junho. As faculdades participantes organizaram seletivas internas e selecionaram dois pratos cada. Na final, as receitas foram avaliadas pelo júri técnico, definindo um quitute ganhador para cada instituição de ensino. Os avaliadores levaram em consideração aspectos como harmonia de sabor e textura, apresentação do prato, originalidade e economicidade, além de considerarem a presença de pelo menos dois ingredientes da lista oficial do concurso. Entre os insumos sugeridos estavam frango, porco, milho, mandioca, abóbora, ora-pro-nóbis, taioba, canela, rapadura, coco, jabuticaba, amendoim e fubá.

“A Prefeitura de Belo Horizonte realizou a 6ª edição do Concurso Prato Junino, celebrando a força da nossa afro-gastronomia, uma tradição afetiva que expressa a criatividade e o sabor da cultura belo-horizontina. Agradecemos a todos os participantes, e parabenizamos os seis grupos de alunos vencedores, que vão abrilhantar a Vila Gastronômica do Arraial de Belô, um espaço digno de uma Cidade Criativa da Gastronomia”, comenta a presidente da Belotur, Bárbara Menucci.

 

O júri técnico da Grande Final do 6ª Concurso Prato Junino foi formado por Dani Formigueiro, idealizadora do “Empreendendo no Lar”, maior projeto de empreendedorismo culinário do país; Douglas de Paula, comunicador, curador gastronômico e criador de conteúdo; Luiza do Nascimento, social media e criadora de conteúdo no “Blog Casal Mil”; Tainá Moura, chef de cozinha à frente de cinco restaurantes e consultora para negócios gastronômicos em diversas fases; e Stanley Albano, multiartista com formação em teatro universitário da UFMG, empreendedor cultural e chef no MandaK Nega, espaço gastronômico e cultural, onde oferece culinária, performances e eventos culturais. 

 

Tainá Moura destacou que todas as receitas emocionaram os jurados, tanto pelo sabor quanto pela história das preparações. “Foi uma honra participar do Concurso do Prato Junino, representando nossa afro-gastronomia. Foram muitos pratos inovadores, criados por gastrólogos, chefs de cozinha e futuros chefs. A gente se emocionou em cada colherada, em cada preparo. Foi realmente uma experiência gastronômica única”, disse Tainá.

Confira as receitas vencedoras do 6° Concurso Prato Junino:

Faculdade Promove
Dengo de Belô
Angu de fubá mimoso, ragu de costelinha, molho campanha quente de ora-pro-nóbis, finalizado com pipoca de torresmo.

UNIBH – Le Cordon Bleu
Angu de Costela
Angu mole com queijo canastra, costela bovina desfiada em seu molho, farofa crocante de amendoim e vinagrete de quiabo.

UniArnaldo
Encantado de Preto 
Brigadeiro aromático com canela, cravo e cocada. Cobertura fina e crocante de açúcar cristalizado.

Centro Universitário Estácio
Angu do Céu
Pastel de angu recheado com copa lombo suíno desfiado flambado na cachaça, ora-pro-nóbis e requeijão de raspa. Acompanha molho de pimenta artesanal e molho à campanha.

Centro Universitário UNA
Croquete Quilombo
Croquete feito com fubá e milho, recheado com costelinha desfiada, dendê e canjiquinha. Acompanha vinagrete de quiabo ou molho de ervas com PANCs.

Faculdade Senac em Minas
Dundun de Costela
Bolinhos de carne de costela bovina cozida e desfiada, misturada à mandioca amassada, temperada com ervas e especiarias; cobertos com crosta de requeijão e parmesão temperado, empanado no biscoito de polvilho triturado, e fritos em imersão.

46º Arraial de Belô
O Arraial de Belô 2025 é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, assinando a Cota Apresenta, e convênio com o Ministério do Turismo. O evento tem ainda o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e da rede de cosméticos Natura, e parceria com o Mercado Central KTO.

O Arraial de Belô, reconhecido pelo Ministério do Turismo e pela Embratur como um dos maiores festejos do período junino, chega à 46ª edição. Mais uma vez o público será apresentado à tradicional “Experiência Junina Completa”, que inclui o Concurso Municipal de Quadrilhas, os shows musicais, além de diversas atividades gastronômicas. O evento acontece nos dias 11, 12,13, 19 e 20 de julho, no Mineirão.

A última edição do Arraial de Belo Horizonte atraiu cerca de 80 mil pessoas durante a pré-programação e os quatro dias de evento, representando um aumento de 35% no público diário em relação a 2023. Segundo o Observatório do Turismo de Belo Horizonte, órgão de pesquisa mantido pela Belotur, a nota média geral atribuída pelo público foi de 9,2 em uma escala de 10.

A Vila Gastronômica contou com a participação dos bares do Mercado Central e dos vencedores do 5º Concurso Prato Junino, que contribuíram para o sucesso da área de alimentação. Durante os quatro dias, as vendas de alimentos e bebidas cresceram, em média, 54% por dia em comparação ao ano anterior.