Pular para o conteúdo principal

Nova etapa do programa Minas Moda Autoral abre inscrições na segunda-feira (7)
Adão de Souza/PBH

Nova etapa do programa Minas Moda Autoral abre inscrições na segunda-feira (7)

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte e o Sebrae Minas abrem, na próxima segunda-feira (7), as inscrições para a segunda etapa do programa Minas Moda Autoral, voltado à capacitação e fortalecimento de negócios autorais de Belo Horizonte. As inscrições devem ser feitas online até o dia 23 de julho.

Nesta etapa, o programa vai selecionar 20 empreendimentos de vestuário, moda íntima, acessórios, calçados, bijuterias e joias. Poderão se inscrever os pequenos negócios que já participaram da primeira etapa de capacitações. A segunda fase terá início em agosto e duração aproximada de quatro meses.

A secretária-adjunta de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Relações Internacionais, Chyara Sales Pereira, enfatiza que o Programa Minas Moda Autoral tem o importante papel de contribuição para que empreendedores da moda se fortaleçam e suas iniciativas se tornem mais inclusivas e representativas.

“Acreditamos na potência da diversidade e incentivamos especialmente a participação de pessoas de grupos historicamente minorizados, sem deixar de acolher todas as propostas alinhadas aos objetivos do projeto”, destaca.

Na primeira etapa do Minas Moda Autoral, já foram atendidas 80 empresas, cumprindo a meta do programa de acelerar as marcas de moda com identidade própria.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, destaca que o objetivo agora é dar continuidade a um trabalho iniciado com Micro e pequenas empresas de moda autoral de Belo Horizonte.

“O Minas Moda Autoral vai dar continuidade, de forma estratégica, ao suporte para que as micro e pequenas empresas qualifiquem os produtos e fortaleçam suas marcas para terem mais solidez e competitividade no mercado. Identificamos desafios recorrentes entre os empreendedores e empreendedoras, especialmente em relação ao posicionamento de marca, acesso aos mercados e amadurecimento do negócio. É fundamental que essas empresas continuem em evolução e ampliem suas conexões com seus públicos”.

 

Detalhamento do programa

Módulo 1 - Modelo de negócio e Consumo

Faz parte deste módulo proporcionar ao participante o aprofundamento e definição da proposta de valor, além da identificação do perfil de consumo aderente ao negócio e do desenvolvimento de estratégias relacionadas a potencialização de atividades-chave e parcerias impulsionadoras ao modelo de negócios da iniciativa.

Módulo 2- Produto, sortimento e oferta

Este módulo contempla a aplicação de instrumentos essenciais para o desenvolvimento de um mix de produtos alinhado a proposta de valor do negócio e aderente ao perfil de consumo, alinhado a estratégia de marca e potencialização da proposta autoral e adoção de ferramentas facilitadoras para documentação, produção e comunicação junto a parceiros-chave e acompanhamento de lançamentos.

Módulo 3 - Comunicação e Mercado

O módulo aborda o mapeamento e gestão das atividades do plano de comunicação, posicionamento e relacionamento junto ao consumidor e atualizações do mercado. Bem como o levantamento e adesão de canais pertinentes ao público e aderência da marca, fomentando o relacionamento em diferentes canais de contata com o consumidor.

Encerramento

Elaboração de resultados, apontamento de melhorias, pontos de atenção e encaminhamento. Apresentação em reunião com equipes do Sebrae Minas e da Prefeitura de Belo Horizonte.

Encontro e palestra de encerramento

Encontro de encerramento junto aos negócios participantes do Programa, apresentação de resultados e certificação dos participantes.